Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Quatro centenas de crianças visitam Serralves onde participam em projeto educativo

Quatro centenas de crianças visitam Serralves onde participam em projeto educativo
19 Março 2019

Cerca de 400 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamentos de Escolas Sidónio Pais estão a participar, de forma gratuita, no projeto Con(s)CienciArte, uma iniciativa dirigida para os municípios fundadores da Fundação de Serralves, da região Norte, como é o caso de Caminha. A Câmara Municipal garante ainda o transporte a todos os alunos. A semana passada a vereadora com o pelouro da Educação, Liliana Ribeiro, acompanhou algumas turmas da EB1 de Caminha e participou nas atividades.


Trata-se de uma oportunidade que os alunos do concelho de Caminha têm, fruto da adesão da Câmara de Caminha ao Estatuto de Fundador de Serralves. Prevê-se que, até ao final do período letivo, cerca de 400 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamentos de Escolas Sidónio Pais participem no projeto supramencionado. O projeto Con(s)CienciArte desenvolve-se no domínio das ciências e das artes, e engloba os seguintes eixos de intervenção: Ciência, Ambiente e Cidadania e Arte, Cultura e Criatividade. Este projeto abrange 34 atividades. Os alunos do concelho de Caminha estão a usufruir de várias oficinas, com destaque para ‘Livrinhos para semear’; ‘Viagem para a pela alquimia das plantas’; ‘O sol cozinheiro’; ‘O meu primo é peixe?’; ‘Quem mora na quinta’; ‘Conhecer a atmosfera, compreender o clima’, entre outras.


Recorda-se que o Município de Caminha aderiu Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, através da celebração de um protocolo, com vista a proporcionar aos caminhenses uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância, de acordo com critérios de qualidade e rigor. De facto, enquanto Fundadora de Serralves, a Autarquia está a desenvolver um conjunto de iniciativas que promovem a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental na área das suas atribuições institucionais, bem como está a beneficiar das competências especializadas da Fundação de Serralves. As exposições que têm estado patentes nos diversos espaços culturais do Município e, agora, a participação dos alunos do concelho no projeto Con(s)CienciArte são prova disso mesmo.