Alunos do concelho já têm atividades de enriquecimento curricular

25 Novembro 2013

As atividades de enriquecimento curricular nas escolas básicas do concelho de Caminha já funcionam em pleno. Em apenas um mês, o executivo caminhense em colaboração com o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais diligenciou as parcerias necessárias com várias instituições de ensino do concelho para que essas aulas tivessem início o mais rapidamente possível. Assim, mais de 500 alunos já usufruem desde o passado dia 18, de ensino de inglês, tecnologias da informação e da comunicação, ensino da música, expressão físico-motora e atividade lúdico-expressiva. Executivo realça o empenho das instituições parceiras para que as atividades iniciassem prontamente.

\r\n

É de salientar que este executivo municipal tudo fez para restabelecer a situação o mais rapidamente possível, de modo a beneficiar os alunos e as suas famílias. Assim, a solução mais célere e adequada passou por estabelecer parcerias com a Academia de Música Fernandes Fão, a Ancorensis - Cooperativa de Ensino e a Coopetap - Cooperativa de Ensino para o ensino de música, de tecnologias da informação e da comunicação, de expressão físico-motora e de atividade lúdico-expressiva. De facto, este atraso resulta da conjugação de vários fatores alheios ao executivo: alteração da legislação que regulamenta estas atividades no final do ano letivo, agregação dos Agrupamentos de Escolas, as eleições autárquicas e, por conseguinte, a eleição do novo executivo.

\r\n

Sobre esta matéria, Ana São João, vereadora da Câmara Municipal de Caminha, com o pelouro da Educação, sublinha e enaltece o papel das instituições parceiras "que em apenas um mês se empenharam para que os alunos não fossem prejudicados e as atividades começassem o mais rapidamente possível".

\r\n

A verdade é que passado um mês do novo executivo ter entrado em funções todos os alunos do 1º ciclo já usufruem das atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente das aulas de inglês, tecnologias da informação e da comunicação, música, expressão físico-motora e atividade lúdico-expressiva. Desde o dia 18, que os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do Vale do Âncora têm inglês, tecnologias da informação e comunicação e expressão físico-motora, e os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do Vale do Coura têm inglês, música, expressão físico-motora e atividade lúdico-expressiva. Ao todo, são 27 os técnicos de três instituições de ensino do concelho que estão a ensinar os alunos do 1º ciclo do Agrupamento Sidónio Pais.