CPCJ e Câmara de Caminha juntas na Prevenção dos Maus Tratos na infância

09 Abril 2019

Este mês, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ), em parceria com o Município de Caminha, está a assinalar o Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, com várias iniciativas. Depois da II Corrida e Caminhada ‘Correr com os maus tratos’, sábado, dia 13, terá lugar o workshop ‘Ao sábado aprendem os Pais!’, na Biblioteca Municipal de Caminha.

O workshop ‘Ao sábado aprendem os Pais!’ é composto por duas ações: ‘Como ajudar o seu filho a estudar em casa?’ e ‘Socorro, o meu filho faz birras!’. Esta atividade dirige-se à comunidade em geral, com especial enfoque aos pais e educadores. O objetivo passa por dotar os pais de estratégias que lhes permitam o exercício de uma parentalidade mais eficaz e responsável, com menos recurso às práticas de punição física, na lógica de que prevenir é a melhor forma de evitar que aconteça. Assim,‘Como ajudar o seu filho a estudar em casa?’ tem como oradora convidada a psicóloga Ana Helena Costas e terá inicio pelas 10H00. A ação ‘Socorro, o meu filho faz birras!’ está a cargo da psicóloga Zulima Maciel e decorrerá pelas 15H00.  A participação é gratuita. Os interessados podem inscrever-se através do email: cpcj@cm-caminha.pt.
A par destas atividades, amanhã a CPCJ, com a ajuda das crianças que estão a frequentar o OTL Férias da Páscoa, vai distribuir Laços Azuis nas vilas de Caminha e de Vila Praia de Âncora, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para esta problemática.

Está também a ser desenvolvida uma campanha junto das escolas do concelho, pré escolar e 1º ciclo, e dos respetivos encarregados de educação, que consiste na oferta de um exemplar de uma História do Laço Azul, especialmente desenvolvida para crianças. Assim, a CPCJ vai oferecer um livro a todos os encarregados de educação e foram igualmente distribuídos exemplares a todas as escolas, com o objetivo de desafiar cada um dos professores a trabalhar a temática Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

No concelho, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância termina a dia 30 de abril, com a atividade ‘Operação Stop aos Maus Tratos’ nas ruas de Vila Praia de Âncora.