Ministro da Educação na abertura do Dia Europeu do Mar e da Marinha

15 Maio 2019

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai estar domingo em Vila Praia de Âncora, para a cerimónia de abertura das celebrações do Dia Europeu do Mar e da Marinha que se prolongam até segunda feira. Desportos náuticos, passeios de barco, exposições, showcooking, espetáculo de dramatização e música, palestras e apresentação de projetos são as atividades que vão dar o mote a estas celebrações. A cerimónia pelas 9H00, no Espaço Onda, no Portinho.

O mar é uma marca no concelho de Caminha. De facto, desde sempre que o concelho mantém uma relação muito forte com o mar, nomeadamente a comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora. Estas celebrações têm como objetivo realçar essa relação.
Durante os dois dias, as celebrações vão decorrer no Portinho, Espaço Onda, Forte da Lagarteira, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, Parque Dr. Ramos Pereira e Praia.

No domingo, o dia começa bem cedo. Pelas 9H00, decorre a cerimónia de abertura. A partir das 9H30, no Forte da Lagarteira, Portinho e Praia, vai decorrer uma manhã desportiva, dedicada aos desportos de mar (ergómetro, remo, sup e canoagem). Pelas 12H00, terá lugar uma simulação de competição de Remo de Mar. Pelas 15H00, além dos desportos de mar, para quem quiser experimentar, estará também disponível a Masseira Ancorense para pequenos passeios de barco. Pelas 16H30, decorrerá uma palestra, com as seguintes comunicações “A pesca por um mar sem lixo”, a cargo de Helena Cardoso (Docapesca) e “Fundos Marinhos da Nossa Costa”, pelo Professor Pedro Gomes, no Salão Nobre do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A tarde termina com a abertura das exposições fotográfica "Há mais do que peixe no mar…", de Pedro Gomes e de trabalhos dos alunos no âmbito do projeto "Nosso Mar". A exposição fotográfica "Há mais do que peixe no mar…" estará patente até 30 de junho e poderá ser visitada de terça a domingo, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.

Na segunda feira, dia 20, as atividades têm início pelas 9H30, com a manhã desportiva que inclui demonstrações e batismo de surf, dirigida para a comunidade escolar. Pelas 11H00, no Parque Dr. Ramos Pereira terá lugar um Showcooking e, pelas 12H00, o Forte da Lagarteira será o cenário de uma competição/atelier de Barcos Solares. Às 14H30, serão apresentados os projetos escolares "Nosso Mar” no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Pelas 17H00, terá lugar a palestra "Política de Assuntos Marítimos e das Pescas" da responsabilidade da CIM Altominho, também no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. As comemorações do Dia do Mar e da Marinha terminarão com o espetáculo "MAR", dramatização e música, a cargo da Academia de Música Fernandes Fão, Academia Sénior de Caminha e alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. O espetáculo decorrerá pelas 21H30, no Forte da Lagarteira.

As celebrações do Dia do Mar e da Marinha são organizadas pelo Agrupamento de Escolas Sidónio Pais - Escola Básica Secundária do Vale do Âncora e Câmara Municipal de Caminha e contam com o apoio da DOCAPESCA, CIM – Alto Minho, Sporting Club Caminhense, Minhaventura, Nuceartes, Prof. Pedro Gomes, Surf Club Vila Praia d’Âncora, Anchor Point, Koala Surf School, Academia de Música Fernandes Fão, Academia Sénior.