Entre Margens - Encontro de Tocadores com abertura a bordo do ferryboat

3m1a4145 1 1024 2500
21 Maio 2019

De 30 de maio a 2 de junho, Caminha e A Guarda vão ser a capital da música tradicional e da dança, com a promoção de mais uma edição do Entre Margens – Encontro de Tocadores, este ano nas duas margens do rio Minho e com muitas novidades. Concerto em A Guarda, travessias do rio Minho com tocadores portugueses e galegos, mostra de construtores, apresentação de publicações, cds e livros, concertos, foliadas e bailes ao improviso, oficinas, palestras, animação de rua, cinema, exposições são algumas das iniciativas que vão dar o mote a esta edição do evento. A abertura oficial vai decorrer a 31 de maio, pelas 17H00, a bordo do ferryboat com a participação de tocadores galegos e portugueses.

Esta edição traz muitas novidades. O Entre Margens vai realizar-se pela primeira vez nas duas margens do Rio Minho.  A Guarda vai receber o primeiro espetáculo do certame. Assim, no dia 30 de maio, terá lugar um concerto com Sérgio Mirra e Pan de Capazo, na Praça do Relógio. Outra das novidades prende-se com a abertura oficial. Este ano, vai realizar-se a bordo do ferryboat com a participação de tocadores galegos e portugueses. E, nos dias 1 e 2 de junho, as travessias do rio Minho serão acompanhadas com tocadores de Portugal e da Galiza.
De facto, nesta edição a organização está a ultimar os preparativos para que esta edição fique na memória de todos. Os vários espaços da vila preparam-se para receber tocadores de instrumentos tradicionais de diferentes gerações, que irão partilhar saberes, repertórios e técnicas instrumentais antigas e contemporâneas, possibilitando desta forma o perdurar no tempo, das tradições musicais de várias regiões de Portugal, com particular incidência na região do Minho e da Galiza, em Espanha.

À semelhança de anos anteriores, esta edição conta com um programa vasto e eclético, que inclui oficinas de aprendizagem, com a presença de tocadores de vários instrumentos e um responsável por facilitar a dinâmica da oficina e a troca de informação entre o tocador antigo e a assistência. Em Caminha, vão decorrer as seguintes oficinas: construção de instrumentos musicais com Xavier Blanco e Inocêncio Casquinha; combo de cordofones/Tocata Popular com Carlos Batista; murgas e charangas com Fernando Abreu; cantos Polifónicos com Segue-me à Capela e oficina de dança Carvallesa com Montse Rivera. As inscrições já estão a decorrer. Os interessados podem efetuar a respetiva inscrição em http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/2019/05/03/inscricoes-abertas-para-as-oficinas-do-encontro-de-tocadores-2019/

Além das oficinas, esta edição conta com os concertos de Carlos Batista, Segue-me à Capela; Obal, Roncos do Diabo. O programa inclui um Encontro de Grupos de cavaquinhos da Ribeira Minho; animação com o Rancho de Reis de Riofrio; Foliada e Baile ao Improviso e exposição itinerante “Os Cinco Hermanos; Gaiteiros das margens do Minho”. Estão igualmente previstas várias palestras, cinema e apresentações de livros e cd,s.

O Entre Margens-Encontro de Tocadores é organizado pela PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, aCentral Folque - Centro Galego Música Popular, Câmara Municipal de Caminha e Freguesia de Caminha e Vilarelho.