Rio Minho é palco do Entre Margens - Encontro de Tocadores

Rio minho 1 1024 2500
29 Maio 2019

A partir de quinta-feira, a festa da música tradicional e da dança faz-se nas duas margens do Rio Minho. De 30 de maio a 2 de junho, Caminha e A Guarda vão acolher mais um Entre Margens – Encontro de Tocadores, com um programa repleto de novidades. Esta edição arranca em A Guarda, com o concerto de Sérgio Mirra Trio e Pan de Capazo, no dia 30. No dia 31, a abertura oficial faz-se a bordo do ferryboat com a participação de tocadores galegos e portugueses, pelas 17H00. E, nos dias 1 e 2 de junho, as travessias do rio Minho serão acompanhadas com tocadores de Portugal e da Galiza.

Esta edição é a afirmação internacional do Entre Margens – Encontro de Tocadores. Pela primeira vez, na história do certame, as iniciativas vão decorrer entre Caminha e A Guarda. Com um programa aliciante, o cartaz contempla concertos com Sérgio Mirra Trio e Pan de Capazo, Carlos Batista, Segue-me à Capela; Obal, Roncos do Diabo. O programa inclui um Encontro de Grupos de cavaquinhos da Ribeira Minho; animação com o Rancho de Reis de Riofrio; Foliada e Baile ao Improviso e exposição itinerante “Os Cinco Hermanos; Gaiteiros das margens do Minho”. Estão igualmente previstas várias palestras, cinema e apresentações de livros e cd,s. E, ainda, travessias do rio Minho com tocadores portugueses e galegos.

Em Caminha, ainda vão decorrer as seguintes oficinas: construção de instrumentos musicais com Xavier Blanco e Inocêncio Casquinha; combo de cordofones/Tocata Popular com Carlos Batista; murgas e charangas com Fernando Abreu; cantos Polifónicos com Segue-me à Capela e oficina de dança Carvallesa com Montse Rivera.

O Entre Margens-Encontro de Tocadores é organizado pela PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, aCentral Folque - Centro Galego Música Popular, Câmara Municipal de Caminha e Freguesia de Caminha e Vilarelho.