Tardes de música a bordo do ferryboat com o Entre Margens – Encontro de Tocadores

entre_margens1
entre_margens2
entre_margens3
3m1a4633
3m1a4565
3m1a4643
3m1a4678
31 Maio 2019

Concerto hoje, pelas 17h00, com o Rio Minho como palco, marca a abertura oficial do evento de 3 dias

Quem viajar no ferryboat Santa Rita de Cássia amanhã e domingo, entre as 15h00 e as 18h00 vai ter a música portuguesa e galega como companhia. O Entre Margens – Encontro de Tocadores, que formalmente abre mais logo, pelas 17h00, também com um concerto que terá o Rio Minho como palco, traz boa música, dança e muita alegria e animação a Caminha. Hoje e sábado, o evento entra pela noite dentro, com foliada e baile ao improviso.
A música, o colorido e a animação já se sentem na Vila de Caminha, num clima de festa que vai marcar três dias de muitos momentos, que integram um vasto programa.
Mas a abertura formal do Entre Margens – Encontro de Tocadores está marcada para mais logo, quando forem 17h00. O palco estará então instalado sobre as águas do Rio Minho, a bordo do ferryboot Santa Rita de Cássia, onde terá lugar o concerto inaugural.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, e o secretário Geral de Política Linguística da Conselharia de Cultura e Turismo da Junta da Galiza, Valentín García Gomez, vão marcar presença na abertura oficial do Entre Margens – Encontro de Tocadores,.
Ontem, na Praça do Relógio em A Guarda, aconteceu o primeiro concerto, uma espécie de pré-abertura, em que atuaram Sergio Mirra Trio e Pan de Capazo.
O Encontro de Tocadores é um evento de três dias que junta tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas. “Através dos tocadores convidados, que são na sua maioria ‘símbolos’ de um saber que se esgota, fomenta-se a partilha de reportórios e técnicas instrumentais de Portugal e da Galiza e perpetua-se a importância do ‘saber tocar de ouvido’, a aprendizagem da música sem pautas”.
Em encontros informais, “os participantes têm a possibilidade de partilhar conhecimentos e explorar métodos de tocar tradicionais. Espera-se contribuir para a salvaguarda do património imaterial musical de várias regiões de Portugal, em particular do Minho, em diálogo com a região da Galiza, explorando o contexto transfronteiriço historicamente relevante dos territórios”.
Mais informação em: http://www.encontrodetocadores.pedexumbo.com/

Programa:
30 de Maio
19H30 | CONCERTO com Sergio Mirra Trio e Pan de Capazo
Praça do Relógio em A Guarda

31 de Maio
10H00 | ZAMPADANÇAS com Mercedes Prieto e Sergio Cobos
(atividade lúdica dirigida aos alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais)
Pavilhão Municipal de Caminha
16H00 – 24H00 | MOSTRA DE CONSTRUTORES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS (Luthiers)
17H00 | ABERTURA DO ENCONTRO DE TOCADORES – ENTRE MARGENS
no Ferryboat St. Rita de Cássia, com a participação de tocadores galegos e portugueses