Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Câmara apoia festival "Foudation Fest" a realizar a 6 de julho em Vilar de Mouros

Foundation fest 2019 816x816  1  1 1024 2500
14 Junho 2019

Vilar de Mouros vai acolher, no próximo dia 6 de julho, o “Foundation Fest”, um festival multidisciplinar que pretende conciliar em harmonia a consciência ambiental, cultural e educacional, e que é pioneiro no concelho de Caminha. O acordo de cooperação, através do qual a Câmara se compromete a apoiar o evento, vai ser discutido e aprovado na próxima reunião do Executivo, a realizar segunda-feira, 17 de junho, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
Este festival multidisciplinar, com a duração de 24 horas, tem por base a preservação de todos os recursos naturais, apelando à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Assim, 20% de cada bilhete vendido reverterá para limpezas e reflorestação responsável nos locais atingidos por incêndios no Alto Minho.

Recorde-se que o “Foundation Fest” é o resultado do projeto (Re)Florescer o Minho, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Portugal 2018.

(Re)Florescer o Minho foi um dos três projetos apresentados num encontro de participação que decorreu no verão passado na praia de Vila Praia de Âncora, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de Portugal.

Este projeto foca-se em “reflorestar as áreas atingidas pelos incêndios no Minho (distrito de Viana do Castelo e Braga), em parceria com todos os municípios”. Além da reflorestação, serão realizadas ações de consciencialização e informação acerca da importância da limpeza das florestas, conservação do meio ambiente e uso racional dos percursos naturais. A colaboração dos municípios é essencial para o desenvolvimento deste projeto, contudo, e uma vez que se pretende envolver a comunidade, a iniciativa será promovida através da realização do festival “Foundation Fest”, sendo este o ponto de encontro para a realização de atividades ligadas à consciencialização ecológica e angariação de verbas criando assim sinergias entre todos.
Este festival adequa-se a todas as faixas etárias e todos os públicos e pretende sensibilizá-los para práticas sustentáveis e saudáveis, bem como, sublinha-se, angariar o máximo de fundos para a reflorestação do Alto Minho.

O “Foundation Fest” é um festival que se foca no bem-estar e que, como referimos, terá lugar em Vilar de Mouros.  “O evento segue uma estrutura com dois momentos fundamentais: Yin & Yang. Durante o dia há várias atividades, incluindo Yoga, Tai Chi, Chi Gong e muito mais. À noite, celebra-se toda a harmonia com música, quando sol se põe”.