Caminha aposta num verão que mexe

artbeerfest
feira_medieval__2_
03 Julho 2019

Caminha aposta num verão que mexe, com um cartaz de animação cultural e desportivo muito atrativo e com muitas novidades. ArtBeerfest, Aposta Bacalhau, Feira Medieval, Foudation Fest Reborn, Arte na Leira, são alguns dos destaques do mês de julho. A grande novidade é o evento “31 de julho …a seguir entra agosto” - Arraial na Praça, que animará Vila Praia de Âncora.

Para além da programação cultural, Caminha é um concelho que mexe e tem muito para oferecer a quem o visita: 5 praias com bandeiras azuis; gastronomia rica e variada; restaurantes, cafés, pastelarias, várias esplanadas à beira mar, à beira rio e nos centros históricos, que convidam a sentar e a relaxar; hotéis, hostal; guest houses; movida noturna, entre muitas outras distrações.

O verão que mexe no concelho arranca já no sábado, dia 6, com o Foundation Fest Reborn, no cenário idílico da zona envolvente à Praia Fluvial das Azenhas em Vilar de Mouros. Este festival é o resultado do projeto (Re)Florescer o Minho, um dos projetos vencedores do Orçamento participativo Jovem de Portugal 2018. A partir das 9H00, Vilar de Mouros vai mexer com os momentos Yin & Yang. Atividades como yoga, tai chi e chi gong vão preencher a manhã e a tarde. A partir do por do sol, a música vai tomar conta do espaço. O Foudation Fest apresenta como lema: 80% por TI 20% pelo PLANETA = 100% DIVERSÃO; 80% por TI 20% por PLANETA = 100% DIVERSIÓN; 80% for YOU 20% for PLANET = 100% FUN; 20% da receita de bilheteira irá reverter para a reflorestação da floresta ardida em 2018 no Município de Caminha.

O dia 8 de julho é um marco histórico para os ancorenses. Nesse dia, celebram os 95 anos de elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora. A Câmara Municipal de Caminha e a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora vão assinalar a efeméride com vários momentos importantes: missa de homenagem ao Doutor Luís Inocêncio Ramos Pereira, na Igreja de Nossa Senhora da Bonança; romagem ao cemitério e deposição de coroa de flores e Cerimónia Protocolar com concerto com os CONTRAPONTO.

De 11 a 14 de julho, Caminha volta a ser a “meca” da cerveja artesanal” com a promoção de mais um ArtBeerfest - Festival Internacional de Cerveja Artesanal e Mestres Cervejeiros. Ao longo de 4 dias, é possível provar os mais variados sabores de cerveja artesanal oriundos de vários países ao som de boa música. O ArtBeerfest é organizado pela OG & Associados, Lda e conta com o apoio do Município de Caminha.
No dia 20 de julho, Vila Praia de Âncora acolhe mais um AMFF IN Concerto. Nesta edição será prestada homenagem ao mítico Festival de Vilar de Mouros, num espetáculo que juntará em palco orquestra, coro e banda rock.

De 20 julho a 25 agosto, a Casa do Marco, em Arga de Baixo, vai transformar-se numa invulgar galeria para acolher mais uma edição da Arte na Leira. Esta edição volta a reunir obras de artistas consagrados e novos talentos, de várias áreas artísticas, designadamente, da pintura, escultura, desenho, cerâmica, fotografia, design, tapeçaria ourivesaria e joalharia. De facto, naquela que é uma galeria de arte original, onde as marcas da ruralidade, ainda genuínas da Serra d’Arga, se combinam na perfeição com a criatividade dos artistas convidados, poderemos admirar obras de arte de vários artistas, com destaque para Mário Rocha, mentor do certame.

A programação de verão já não dispensa a Feira Medieval de Caminha. De facto, Caminha regressa à Idade Média de 24 e 28 de julho. Subordinada ao tema “CAMINHA MONÁSTICA”, esta edição promete algumas novidades. Com um mercado medieval atrativo e um programa de animação aliciante, a Feira Medieval de Caminha é já uma referência. Esta edição, da Feira Medieval vai ser apresentada no próximo dia 12, pelas 11 horas, no antigo edifício do Convento de Santa Clara.

De 26 de julho a 4 de agosto, o ‘Aposta Bacalhau’ vai apresentar mais de 40 especialidades de bacalhau à mesa dos 40 restaurantes aderentes do concelho.

O Concelho de Caminha vai despedir-se do mês de julho com o evento “31 de julho …a seguir entra agosto” - Arraial na Praça, que animará a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, onde não vão faltar os petiscos e a música tradicional, com Augusto Canário.

O desporto vai também por o concelho a mexer. No dia 7 de julho, vai ter lugar o IV Trail do Pote Gondar - Orbacém composto por Trail Longo, 30km; Trail Curto, 20km, e Caminhada, 10Km. A prova tem como padrinhos os atletas Amândio Antunes e Manuela Machado e como embaixadores Quim Sampaio e Fernanda Esteves. Este trail tem um cariz solidário, já que 1 euro de cada inscrição reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Caminha acolhe mais uma edição do Minho Sup Race no dia 13 de julho. A partir das 13H00, a festa do desporto náutico faz-se Entre Pontes e no Parque 25 de Abril.  O Minho Sup Race é constituído por passeio (6km), prova open (9 km) e Sup Kids (1600/3200m). Mais informações em http://www.lalowind.pt

Nesse dia, decorre também a 4th MikkellerArtbeerfest World Beer Run 2019.

No dia 27 de julho, o concelho é palco de mais um trail, desta feita o III Trail Noturno Santo Antão, organizado pelo Desnível Positivo.
Agosto, mês quente por natureza, a programação vai por o concelho a mexer. EDP Vilar de Mouros, Sonic Blast Moledo, Festival Gastronómico Bife de Espadarte, Romaria de São João d’Arga, Festa do Mar e da Sardinha, são alguns dos eventos que vão animar os dias e as noites de todos aqueles que visitarem o concelho de Caminha.