Diamantino Bártolo apresenta mais um livro - A Nobreza do Poder Local Democrático

27 Novembro 2013
O Auditório do Museu Municipal de Caminha vai acolher a sessão de lançamento do livro "A Nobreza do Poder Local Democrático", do venadense e ex-autarca Diamantino Bártolo, no dia 30 de novembro, às 16 horas. A apresentação da obra literária está a cargo de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal.

\r\n

Diamantino Bártolo é um escritor experiente, com várias obras editadas e centenas de artigos publicados, em revistas portuguesas e brasileiras, em diversos sítios na internet e blogs.

\r\n

"A Nobreza do Poder Local Democrático", com a chancela da Chiado Editora, é o mais recente livro do ex-autarca. Trata-se de uma obra literária com mais de 400 páginas, na qual Diamantino Bártolo foca a importância do poder local e o papel do autarca, bem como realça a importância da participação ativa do cidadão. O autor escreve "O exercício do Poder Local Democrático, quando executado com abertura democrática, solidariedade, respeito e consideração pelos adversários, sem oportunismos de ocasião, então, enobrece e revela o verdadeiro e justo caráter de quem o desempenha. (...) o desempenho do Poder Local Democrático, nas freguesias rurais e semiurbanas, carece de uma profunda revisão e estruturação. Nesse sentido, o cidadão contemporâneo tem de participar no processo de atualização e ajustamento às realidades existentes, de forma a garantir dignidade, competência, eficácia, iguais direitos e tratamento para com todos os seus concidadãos, independentemente das suas opções político-partidárias. (...) o autarca no seio do povo, seu conhecido e seu igual, do qual brotou e com ele convive, poderá oferecer, à partida, não obstante as suas origens, eventualmente, humildes e pobres, as melhores condições para que a família e o trabalho se conjuguem, no sentido de contribuírem para uma comunidade harmoniosa, estável e em progresso sustentado".

\r\n

Sobre o autor, realça-se ainda que venceu do Prémio Nacional "Formador do Ano 2013", na área Sociocultural.