Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Feira Medieval de Caminha arranca amanhã

Feira medieval   1  1 1024 2500
23 Julho 2019

A partir de amanhã, Caminha regressa à Idade Média, com a edição de mais uma Feira Medieval. Cortejos; exposições “Aves de Rapina” e Acampamento Medieval”; espetáculos equestres; torneio medieval; acampamento medieval; animação de rua; mercado medieval e um programa de animação convidativo são as propostas desta edição que se prolonga até domingo. A abertura oficial está agendada para as 18H00. Às 22H00, terá lugar o Cortejo inaugural “Caminha Monástica”, com a participação de centenas de figurantes.


O cortejo “CAMINHA MONÁSTICA”, um dos pontos altos, da feira vai mostrar a vida monástica através da representação de: “O Mosteiro como Unidade Económica” – Apanha de Bivalves (lapa, mexilhão) para alimentação / cal hidratada para construção civil / Apanha de Algas (Sargaço), Camboas para o Peixe, Salinas; “O Mosteiro e a Componente Religiosa e de Festa Popular” – Ranchos de Peregrinação a S. João D´Arga e Sta. Bárbara; “O Mosteiro e a Caridade” — Enfermaria, Apoio aos Pobres e Acolhimento de Peregrinos; “O Mosteiro como Centro de Cultura e Educação” – Oficina dos monges copistas, códices, iluminuras (scriptorium); Escolas monásticas; a Regra de São Bento. Os cortejos contam com a participação das Juntas de Freguesia, Associações e Grupos do Concelho de Caminha e, ainda, com cavaleiros, músicos, alquimistas, trovadores, malabares de fogo, gentes do povo e nobres em cortejo.


Como novidade, destaca-se a exposição “Caminha e as ordens monásticas/os conventos caminhenses” que vai dar a conhecer as comunidades monásticas que o concelho de Caminha acolheu ao longo da Idade Média, como são os casos do Mosteiro de São João de Arga, beneditino, fundado em inícios do século XII, e o Convento de Santa Maria da Ínsua (1392). A exposição estará patente nas Arcadas dos Paços do Concelho.


O mercado medieval é atrativo, composto por mercadores, taberneiros e artesãos. Aqui, o visitante vai encontrar os mais variados petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, entre muitos outros artigos.
Durante os cinco dias, a programação é convidativa: animação de rua contínua com alquimistas, teatro de rua, exibição de voos de aves de rapina, danças orientais; espetáculos equestres, espetáculos de fogo, torneio medieval, danças do povo, entre outros espetáculos.