Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Festival Gastronómico do Bife de Espadarte prevê crescimento da procura entre 20 a 30%

3m1a7336 1 1024 2500
05 Agosto 2019

Sete pratos para degustar e um menu a preço especial para os peregrinos, entre 8 e 18 de agosto, em Vila Praia de Âncora

A partir de quinta-feira e até 18 agosto, com o mar como cenário, está de regresso o Festival Gastronómico do Bife de Espadarte. No Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora já está montada e equipada a tenda que vai acolher o evento, com capacidade para 500 pessoas em simultâneo. A organização espera um aumento de afluência nesta sexta edição e preparou algumas novidades. Há sete propostas para degustar e um uma oferta especial para os peregrinos, que têm à sua disposição um voucher, que lhes permitirá fazer uma refeição completa por apenas cinco euros.
Com organização da empresa Baleeira Pescas, Lda. e apoio da Câmara Municipal de Caminha, o Festival Gastronómico abre portas no próximo dia 8, mais uma vez apostando na inovação. Em Vila Praia de Âncora, nestes dias a capital do espadarte, haverá sete pratos diferentes, correspondendo a sete formas distintas de confecionar o espadarte. Regressam a vinagreta, chorinha, hambúrguer, filetes, bife e arroz (a novidade 2018) e a estas junta-se o esparguete de espadarte. O novo prato apresenta o espadarte guisado, servido com esparguete como acompanhamento e um molho especial.
O preço mantém-se em relação às anteriores edições, mas foi criado um voucher para os peregrinos, que poderá ser levantado nos postos de turismo e em alguns albergues do Norte. Pelo preço simbólico de cinco euros, os peregrinos poderão escolher um dos pratos, uma bebida, sobremesa e café.
António Cunha, da organização, está preparado para um aumento da afluência, prevendo um crescimento da procura entre 20 a 30%. Cerca de quatro dezenas de pessoas vão assegurar os serviços, desde a confeção à limpeza. O espadarte é um peixe de grandes dimensões, um alimento saudável e muito versátil, podendo ser consumido como prato principal ou em saladas.
Segundo o responsável, o aumento do consumo do peixe, durante o resto do ano, tem também vindo a verificar-se e a isso não será indiferente o Festival Gastronómico do Bife de Espadarte, que tem recebido milhares de pessoas, tendo-se tornado, em poucas edições, um dos eventos mais procurados e de maior sucesso no concelho.