Festa do Mar e da Sardinha registou acréscimo de visitantes de quase 40%

02 Setembro 2019

Cerca de 2,5 toneladas de sardinha consumidas só na Tenda do Mar

O turismo gastronómico continua a crescer no concelho. O exemplo mais recente é a Festa do Mar e da Sardinha, que terminou este domingo, em Vila Praia de Âncora. A organização calcula o acréscimo do número de visitantes entre os 30 e os 40%. Só na Tenda do Mar foram consumidas cerca de 2,5 toneladas de sardinha, mas o atum também foi um sucesso, com cerca de uma tonelada vendida, apenas no mesmo espaço.
Os sabores do mar, com destaque para a sardinha da alvorada, foram o tema da festa gastronómica que ontem terminou. A Festa do Mar e da Sardinha teve como espaço principal a Tenda do Mar, no Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora, mas decorreu também em vários restaurantes aderentes que, durante 10 dias, incluíram nas suas ementas pratos especiais ligados à temática do mar.
André Cunha, dirigente do Âncora Praia Futebol Clube, sublinha o sucesso do certame, que este ano voltou a crescer e bastante, com mais de 9 mil visitantes só na Tenda do Mar. Muitos portugueses, mas também inúmeros espanhóis, provaram os vários sabores, com a sardinha assada a destacar-se nos pedidos, como é habitual. O atum foi uma novidade introduzida nesta edição e a aceitação foi igualmente boa, tendo-se vendido, segundo o responsável, cerca de uma tonelada.
Entre os espanhóis, o bacalhau foi o preferido, consumindo-se cerca de meia tonelada do “fiel Amigo” e nas “entradas”, os nossos “vizinhos” preferiram os mexilhões.
Este ano, os peregrinos também visitaram a Tenda do Mar em elevado número, a maioria para provar a sardinha da alvorada.
A Festa do Mar e da Sardinha apresentou a sardinha assada como prato principal, mas o caraterístico peixe serviu-se noutras confeções, como o arroz de sardinha e a petinga. Nas entradas, destaque para o mexilhão ao vapor e o fígado de bacalhau fumado.
Outros sabores do mar foram o atum vermelho e o bacalhau à Âncora Mar. Na sobremesa havia também sardinha, mas numa versão doce: a petinga doce, uma especialidade da doçaria do concelho de Caminha.
A organização foi da responsabilidade do Âncora Praia Futebol Clube e da Câmara Municipal de Caminha e ao evento associaram-se vários restaurantes.