“Um livro, uma conversa e às vezes um filme”junta em Caminha Mário Cláudio, António Martins da Silva, Manuel Sobrinho Simões, Joana Barros, Alda Sousa e João Canijo.

16 Outubro 2019

No dia 25 de outubro, está de regresso mais uma edição da iniciativa “Um livro, uma conversa e às vezes um filme”. Esta sessão conta com a apresentação do livro “Corino Andrade. Excelência de uma vida e obra” de Maria Augusta Silva, apresentado Mário Cláudio e António Martins da Silva, com moderação de Manuel Sobrinho Simões, e do documentário “A história de um erro”, com análise e cometário de Joana Barros, Alda Sousa e João Canijo. A apresentação do livro decorre pelas 18H00, na Biblioteca Municipal de Caminha e o documentário pelas 21H00, no auditório do Museu Municipal de Caminha.

Esta edição de “Um livro, uma conversa e às vezes um filme” junta em Caminha Mário Cláudio, António Martins da Silva, Manuel Sobrinho Simões, Joana Barros, Alda Sousa e João Canijo.

Mário Cláudio e António Martins da Silva vão apresentar o livro “Corino Andrade. Excelência de uma vida e obra”. Recordamos que Corino de Andrade realizou um trajeto transformador, único e amplo, na medicina, na investigação e no humanismo contemporâneo.
O momento será ainda precedido por um momento musical a cargo da Academia de Música Fernandes Fão.

A partir das 21H00,  no auditório do Museu será apresentado o documentário “A história de um erro”, de Joana Barros, cuja estreia ocorreu na 21ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, em julho de 2013, e foi galardoado com o 1.º Prémio para Trabalhos de Divulgação Científica – Meios de Comunicação (Prémio UGR, Universidade de Granada), na edição de 2014 do concurso internacional Ciencia en Acción. Em 2015, o documentário foi reconhecido com um “Award of International Excellence” no International Film Festival Environment, Health and Cuture (Indonésia).

O filme aborda as ramificações científicas, individuais, familiares e sociais da Paramiloidose, vulgarmente conhecida como ‘doença dos pezinhos’, e procura simultaneamente partilhar conhecimento, esclarecedor e fidedigno, sobre a doença e levantar o véu sobre os complexos aspetos humanos associados a uma patologia genética, incapacitante e incurável.

Esta iniciativa é organizada pelos Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha e pela Câmara Municipal de Caminha.

É de referir que os Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha (RBC) tornam-se leitores inscritos nas bibliotecas do concelho de Caminha. O estatuto de Amigo da RBC é formalizado através do preenchimento de um formulário, (com os dados biográficos essenciais e contactos) e da oferta de um livro que reverterá para a coleção da Biblioteca Municipal. A participação no grupo de Amigos da RBC é voluntária, exclui qualquer compensação e cessará no momento em que o Amigo assim o desejar. Através da sua ação, os Amigos RBC pretendem contribuir, de modo particular, para o desenvolvimento das competências e serviços das mesmas e, genericamente, para o progresso cultural da comunidade que estas servem.