Primeiro ponto de carregamento de veículos elétricos garantido no concelho

02 Dezembro 2019

O Município de Caminha quer continuar a contribuir para a transição energética e, através de um acordo com a Galp Power, vai garantir a instalação do primeiro ponto de carregamento de veículos elétricos no concelho. Trata-se de um ato de responsabilidade ambiental, em prol da descarbonização da economia. O acordo de parceria deverá ser aprovado hoje, em reunião do Executivo, que decorrerá pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Assumindo o seu papel no desenvolvimento sustentável e na promoção de práticas amigas do ambiente, a Câmara lançou um desafio à Galp Power, que se traduz agora neste acordo de parceria. A Câmara Municipal pretende, com esta atitude, proporcionar aos munícipes a possibilidade de carregarem as baterias dos seus veículos elétricos no concelho, promovendo a instalação de um ponto de carregamento rápido (PCR).

“Este acordo de parceria visa iniciar mais uma ação tendo em vista o objetivo da descarbonização da economia, aqui, na componente transportes; o cumprimentos das metas do acordo de Paris e a promoção de mais um passo na necessária transição energética”, refere o presidente da Câmara. Miguel Alves diz ainda que o projeto começa com a instalação de um ponto, mas, mediante avaliação, poderá passar para três.

O Executivo vai ainda apreciar e votar um protocolo de parceria entre o Município de Caminha, Município de Ponte de Lima e Município de Viana do Castelo para apresentação de candidatura “Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima”, a apresentar ao Programa Valorizar – Linha de apoio à valorização turística do interior – ratificação.

Da ordem de trabalhos para hoje constam ainda outras propostas: minuta do Contrato de Cedência de Utilização de Infraestruturas a celebrar entre o Município e a A.D.A.M. – Águas do Alto Minho, S.A.; Extinção da VALIMAR COM URB com a cedência de créditos à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Normas de participação no concurso de Montras de Natal; taxa de atualização tarifária máxima a aplicar em 2020 para o serviço de transporte público de âmbito municipal e concurso para arrendamento de uma loja exterior n.º 6 do Mercado Municipal de Vaila Praia de Âncora.