Câmara vai proceder à reabilitação da margem do Rio Minho, no troço entre Pedras Ruivas e o Cais de São Bento, em Seixas

03 Janeiro 2020

A Câmara Municipal vai proceder à reabilitação da margem do Rio Minho, no troço entre Pedras Ruivas e o Cais de São Bento, em Seixas, celebrando para tal contrato interadministrativo com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente. O documento será analisado e votado na próxima reunião do Executivo, que terá lugar segunda-feira, dia 6 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 15h00.

A beneficiação da margem do Rio Minho neste troço, que se estende desde a zona de Pedras Ruivas até ao Cais de São Bento, tem sido uma reivindicação da Junta de Freguesia de Seixas, mas também de vários munícipes, que por diversas vezes se manifestaram nesse sentido, em vários fóruns.

Na sequência das negociações estabelecidas por parte do Município com a Agência, estão agora reunidas as condições para a formalização da parceria e para que a intervenção seja possível, existindo financiamento por parte da APA até ao montante de 100 mil euros.

Recorde-se que a APA é a entidade competente para intervir no ordenamento, manutenção e conservação da rede hidrográfica Minho/Lima. Através deste contrato, a entidade autoriza o Município de Caminha a proceder às obras necessárias, assumindo o acompanhamento da execução dos trabalhos. A Câmara fica autorizada a lançar todo o processo burocrático e a implementar e acompanhar toda a estratégia da intervenção.

Da ordem de trabalhos de segunda-feira faz ainda parte o concurso público para arrendamento de um espaço destinado à instalação de um estabelecimento comercial, no complexo das Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.