Câmara leva pela primeira vez terapia da fala para os jardins de infância

26 Fevereiro 2020

A Câmara Municipal de Caminha deu mais um passo gigante e inovador em relação à promoção do sucesso escolar das crianças do concelho, com a introdução de sessões de promoção de consciência fonológica nos jardins de infância do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Esta é mais uma medida implementada pelo Município no âmbito do projeto School4All-Caminha, que permite que mais de 160 usufruam de sessões de terapia da fala gratuitamente. Sobre a importância desta medida, Liliana Ribeiro realça: “a linguagem, seja ela verbal ou não verbal, é muito mais que uma simples forma de comunicação, é a primeira manifestação da nossa liberdade! É a chave que vai abrindo as portas para o mundo que nos rodeia; é a molécula de oxigénio do pensamento, da criação, da socialização. E, como diria Ludwig Wittgenstein ‘Os limites da (…) linguagem são os limites do universo’.

A educação continua a ser uma prioridade para o executivo camarário. São muitas as medidas que têm sido implementadas de forma a termos no concelho um ensino de qualidade, um ensino de sucesso. De facto, 2020 começou com muitas novidades. O executivo ofereceu a cerca de meio milhar de alunos do 1º ciclo a Escola Virtual, uma ferramenta digital, indispensável, nos dias de hoje, para a obtenção do sucesso escolar. À Escola Virtual acrescentam-se a implementação das sessões de terapia da fala nos Jardins de infância do Agrupamento.

Desde o início do 2º período, mais de 160 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, que frequentam os jardins de infância do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais estão a usufruir semanalmente de sessões de terapia da fala, desenvolvidas pela Equipa Multidisciplinar do projeto School4All. Através de jogos e atividades lúdicas, as crianças são convidadas a viajar no Mundo dos sons, rimas, sílabas e palavras, despertando interesse por tarefas que mais tarde facilitarão a aprendizagem da leitura e da escrita.

Esta atividade tem como objetivo estimular precocemente o desenvolvimento da consciência fonológica, refletindo e brincando com palavras, sílabas, rimas e fonemas/sons, a partir do seguinte pressuposto: “da prática educacional, terapêutica e científica, extrai-se recorrentemente a mesma conclusão: dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita estão associadas ao fraco desempenho em tarefas que evocam a consciência fonológica dos falantes. O trabalho sobre a consciência fonológica na escola, realizado desde cedo e generalizado a toda a população infantil, permitirá, como referimos, promover o sucesso escolar, funcionando como medida de prevenção do insucesso na leitura e na escrita”.

O School4All é mais um investimento na educação e formação dos alunos do concelho. Este projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo a restante quantia assumida pelo Município de Caminha. Resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265,905 €, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.