Câmara de Caminha antecipa transferência de capitais para as Juntas de Freguesia

18 Março 2020

A Câmara Municipal de Caminha procedeu à transferência antecipada de € 184.500 euros para as 14 freguesias do concelho de Caminha através da contração de um empréstimo de curto prazo. O procedimento visa dar liquidez a cada uma das Juntas de Freguesia de modo a que possam cumprir as competências que lhes foram delegadas na manutenção de espaços verdes, na limpeza de vias, espaços públicos e sarjetas, na reparação do mobiliário urbano e outras relacionadas com equipamentos escolares.

A Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora é aquela que receberá a maior quantia com um cerca de 28 mil euros, seguida da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e da União de Freguesias de Moledo e Cristelo. Esta antecipação de receitas para as Juntas de Freguesia obedece ao princípio de confiança e transparência que norteia a atuação do executivo municipal mas, neste contexto, de acordo com Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “pretende ser um apoio claro e efetivo ao trabalho que cada Junta de Freguesia possa ter que fazer na contenção do coronavírus ou na concretização de medidas de apoio às famílias”.

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha reúne hoje, às 12h, nos Paços do Concelho, todos os Presidentes de Junta de Freguesia do concelho com os responsáveis pelo Centro de Saúde de Caminha e o Coordenador da Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora para fazer um ponto de situação do combate à COVID 19 e articular novas medidas de suporte à população.