Exército veio ao concelho dar formação sobre higienização das escolas

12 Maio 2020

Sensibilização e demonstração de procedimentos para os trabalhadores do ensino público e privado

Uma equipa de militares do Exército está hoje no concelho, a desenvolver ações de formação e exemplificação de limpeza e higienização nas escolas. Durante a manhã, os trabalhos decorreram na Escola Secundária Sidónio País, com a presença de assistentes operacionais da Câmara (funcionários municipais que trabalham nas escolas) e trabalhadores das creches privadas. À tarde será realizada uma atividade idêntica na Escola Secundária de Vila Praia de Âncora.
Os militares deram orientações aos profissionais sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual, gestão de resíduos, e procedimentos de limpeza em geral, que durante este período são consideravelmente reforçados.
Para Miguel Alves, estas ações são cruciais, quer para a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar, quer para a aquisição de novas competências por parte dos trabalhadores, que ficam habilitados a lidar melhor com as contingências impostas pela Covid 19, uma vez que à sensibilização se junta o lado prático, ou seja, a demonstração de como deve ser feita a higienização dos vários locais.
As Forças Armadas tornaram-se assim um importante aliado do Estado no esforço de desconfinamento e regresso à normalidade nos estabelecimentos de ensino, ainda que parcial.
Recorde-se que, como informou recentemente o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, as Forças Armadas dispunham de 15 equipas de defesa química, biológica, radiológica e nuclear e adaptaram-se de forma muito rápida ao novo desafio da Covid 19, “primeiro fazendo um ‘downgrade’, porque, na realidade, estavam preparadas para outro tipo de perigosidade nas suas intervenções, e, segundo, multiplicando as equipas”.
Durante a visita às escolas, o Exército faz também uma demonstração das ações de desinfeção que têm de ser levadas a cabo no caso de se verificar uma situação de infeção ou de suspeita de infeção pelo novo coronavírus nos estabelecimentos de ensino.