Transportes Escolares para o ano letivo 2020/2021 vão custar 420 mil euros

06 Julho 2020

No próximo ano letivo, segundo as previsões, o Município de Caminha vai assegurar o transporte escolar de 846 alunos, o que se traduz num investimento de 420 mil euros. Hoje, dia 6, o executivo vai apreciar e votar o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2020/2021. Em discussão estará também, no âmbito do Orçamento Participativo de Caminha, a substituição de carrinha para colocação de kit de incêndios por um braço de trator para limpeza de bermas à Junta de Freguesia de Dem. A reunião de câmara vai decorrer pelas 15H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Plano de Transportes Escolares constitui o instrumento de gestão por excelência desta atividade e tem como objetivo potencializar os recursos existentes, procurando criar soluções cada vez mais ajustadas às necessidades e realidades do Município de Caminha. Este documento define os circuitos necessários ao transporte dos alunos, o modo como irão ser executadas e o número de alunos a transportar. No ano letivo que agora terminou foram transportados 805 alunos e no próximo ano está previsto transportar 846 alunos dos diferentes graus de ensino (1º, 2º, 3º ciclos, secundário e pré-escolar), o que significa que o Município vai gastar 420 mil euros. Os transportes serão assegurados maioritariamente pelas carreiras públicas regulares em funcionamento, na área do Município. Também é assegurado pela União de Freguesias, Juntas de Freguesia, enquanto entidades parceiras e mediante a atribuição de verbas correspondentes, o transporte aos alunos que vivem a menos de 3 km do estabelecimento de ensino, desde que se constatem dificuldades de acesso à escola, bem como dificuldades sentidas pelas famílias. Neste sentido, o executivo caminhense vai apreciar e votar o Plano de Transportes para o ano letivo 2020/2021.

Recorda-se que no âmbito do Orçamento Participativo foi atribuído à Junta de Freguesia de Dem uma carrinha para colocação de um kit de combate a incêndios. Contudo, a Junta de Freguesia solicita a troca daquele equipamento por outro que melhor vai servir os objetivos da Freguesia, ou seja, um braço de trator para limpeza de valetas. Neste sentido, estará em discussão a proposta Orçamento Participativo de Caminha - substituição de carrinha para colocação de kit de incêndios por um braço de trator para limpeza de bermas à Junta de Freguesia de Dem.

O executivo vai ainda votar o concurso público para arrendamento de um estabelecimento comercial loja n.º 1, sito nas Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.