Executivo caminhense atribuiu voto de louvor ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais pela posição obtida no ranking nacional do ano letivo 2018/2019

07 Julho 2020

O executivo caminhense aprovou ontem, por unanimidade, em reunião camarária, um voto público de louvor ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, face aos resultados obtidos pelo Agrupamento no Ranking Nacional do ano letivo 2018/2019. O voto de louvor, um reconhecimento público do trabalho do agrupamento de escolas, foi proposto pela vereadora Liliana Ribeiro, que aproveitou para felicitar a Direção do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, “na pessoa da sua diretora, Maria Esteves, os docentes, os alunos, os não docentes e toda a comunidade escolar, pelo excelente trabalho na promoção do sucesso educativo, do concelho de Caminha”. É de salientar que, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais destaca-se quer ao nível do ranking dos exames, quer ao nível do ranking do sucesso.
O voto de louvor vem na sequência da publicação do Jornal Público, no passado dia 28 de junho, que continha o Ranking das Escolas 2019, referente aos resultados dos Exames Nacionais dos Ensinos Básico e Secundário no ano letivo 2018/2019. De acordo com aquela publicação, num total de 625 Escolas Básicas e Secundárias de âmbito nacional, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais ocupa lugares de destaque, quer ao nível do ranking dos exames, quer ao nível do ranking do sucesso.

No que ao Ensino Secundário se refere, foram realizadas 239 provas, num total de 8 disciplinas. A média geral passou de 10.51 para 11.05 valores, o que resultou numa subida de 100 posições no Ranking Nacional. Destacam-se os resultados nas disciplinas de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) e Geografia, cujas médias de 15.21 e 11.86 valores, colocaram o AESP no terceiro e quadragésimo quinto lugares, respetivamente, a nível nacional.

Já no Ensino Básico foram realizadas 266 provas, num total de 2 disciplinas. A média geral passou do nível 2.97 para 3.22, resultando numa subida de 247 posições no Ranking Nacional.

Face a estes resultados, a vereadora com o pelouro da educação referiu: “concluímos, portanto, que o trabalho colaborativo, cooperativo e de proximidade, desenvolvido por toda a comunidade educativa e por todas as entidades parceiras, tem convergido para o sucesso escolar dos alunos do concelho de Caminha. Percebemos que, a coesão entre todos os agentes educativos, ao longo dos últimos anos, colocando o aluno no centro de toda a ação e decisão educativa e política, recolhe os seus frutos, reconhecendo-se que os resultados académicos, dos alunos do AESP, foram os melhores no Vale do Minho, ultrapassando largamente as premissas criadas, de acordo com o perfil socioeconómico existente”. Salientou ainda “o meritório trabalho desenvolvido por todos os professores do AESP, pela dedicação, empenho, esforço e persistência demonstrados, no acompanhamento dos nossos alunos, orientando-os e conduzindo-os para uma melhoria constante”.

Liliana Ribeiro referiu ainda o contributo e o investimento do Município na área da educação: “para este êxito, e sem prejuízo do desempenho de todos os alunos, professores e demais agentes educativos, salientam-se os investimentos do Município de Caminha na área da Educação, nomeadamente no que se refere aos Transportes Escolares gratuitos para todos os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, cujo investimento ascende os 450.000€ anuais; na requalificação, em curso, da Escola Básica e Secundária de Caminha e na obra da Escola do 1º Ciclo e Academia de Música Fernandes Fão, em Vila Praia de Âncora; nos protocolos estabelecidos com entidades locais para o desenvolvimento de terapias educativas, bem como ao reforço da atividade física, um incremento para a prática de estilos de vida saudáveis; nos projetos de enriquecimento curricular, nos quais esta autarquia aposta, tais como o Projeto Con(s)cienciarte em parceria com a Fundação de Serralves, no Projeto de promoção da Literacia Financeira; no projeto “Poupar Está o Ganho”, em parceria com a Fundação Cupertino Miranda; no Projeto “Shcool4All Caminha” para promoção do sucesso escolar; Ocupação de Tempos Livres; a aquisição de computadores portáteis e routers para acesso à internet, para cedência aos alunos do AESP, de modo a possibilitar-lhes o ensino à distância, cujo investimento foi superior a 20.000,00€ e o Plano Anual de Atividades, que destacamos entre tantos outros”.