Artiminho promove artesanato e cultura em grande evento

04 Dezembro 2013
A Artiminho decorre nos dias 7 e 8 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Caminha. O evento "nasceu da necessidade de trazer a Caminha a cultura, na vertente do artesanato, mas juntando também a pintura, a escultura e a música".

A Artiminho decorre nos dias 7 e 8 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Caminha. O evento "nasceu da necessidade de trazer a Caminha a cultura, na vertente do artesanato, mas juntando também a pintura, a escultura e a música", explica Patrick Loureiro.

\r\n

O projeto nasceu humilde, mas rapidamente tomou dimensões maiores. "Inicialmente estava previsto ser uma pequena exposição, mas com o envolvimento das associações e organismos, nomeadamente com a Câmara Municipal de Caminha, com a adesão dos artesãos espanhóis e do Alcalde de La Guardia, com o apoio da associação Arco Baixo Miño, tudo tomou proporções maiores", conta ainda o diretor da Artiminho.

\r\n

Foi um caminho percorrido a um ritmo alucinante. Tudo começou em julho e neste momento o evento tem lotação esgotada. Os visitantes podem contar com 130 expositores: metade artesãos, outra metade pintores e escultores. Os músicos e cantautores não estão incluídos neste número, mas marcarão também presença, animando o espaço e dando a conhecer as mais diversas formas de arte.

\r\n

Para marcar presença na Artiminho vêm pessoas de Salamanca, Madrid, Barcelona, Lisboa, Algarve, entre muitos outros destinos. "Da dimensão concelhia, rapidamente passamos à dimensão ibérica e a intenção é crescer mais ainda, ano após ano", acrescenta a organização.

\r\n

A organização junta duas associações de Caminha

\r\n

A Camini e a Caminharte nasceram ambas em maio de 2013. São associações recentes mas têm criado um grande dinamismo e trabalham conjunto para reforçar o nome de Caminha.

\r\n

A Camini é uma associação de artesãos e de artes decorativas. "Fundamos esta associação com o objetivo de defender os artesãos do concelho e com o propósito de facilitar o diálogo, entre associados e com as entidades", explica José Carlos Gomes. "Neste momento, temos já 40 sócios", acrescenta o Presidente da Camini.

\r\n

Por artesanato entende-se todo o produto que seja 80% manual e depois há ainda duas divisões: o artesanato alimentar e o não alimentar.

\r\n

Com a associação criada, a direção pretende ajudar os artesãos do concelho, quer em questões de certificação, jurídicas, mas também na descoberta e na preservação de antigos costumes artesanais, como os típicos das Argas. Outra pretensão é trazer cursos e formações até Caminha, para colocar à disposição dos artesãos.

\r\n

A sede da Camini é, temporariamente, na Casa das Associações, na Junta de Freguesia de Caminha e de Vilarelho. De futuro, querem encontrar um local para sedear-se e para criar a "Casa do Artesão".

\r\n

Pode contactar-se a Camini através do Facebook, por correio eletrónico (geral@camini.pt) e pelo número 925544550.

\r\n

A Caminharte nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal para que os artistas do concelho dinamizassem o Antigo Posto do Turismo de Caminha. E assim foi. Desde maio que o espaço é palco de diversas exposições e o calendário para 2014 e 2015 está também ele praticamente fechado.

\r\n

"O principal objetivo", como explica João Marrocos, presidente da associação, "é promover o desenvolvimento da cultural em geral, sem restringir à pintura e à escultura, queremos um conceito mais alargado, onde incluímos também a música e a dança, por exemplo." Outra componente importante é a ligação a Espanha, uma grande percentagem dos expositores são galegos e dos cerca de 60 sócios da Caminharte metade são espanhóis.

\r\n

Para além dos eventos que têm sido promovidos, a associação está também a desenvolver um projeto de troca de livros, participa em causas solidárias e está a desenvolver uma parceria ativa com o Agrupamento de Escolas, de forma a incentivar o espírito artístico e criativo, mas também para combater o plágio artístico e a pirataria informática. "Estamos disponíveis para ir à escola falar com os alunos, mas também queremos que eles venham à galeria e ao ateliê, porque queremos que seja uma troca de aprendizagens", realça João Marrocos.

\r\n

A sede da Caminharte é no antigo Posto do Turismo de Caminha e a entrada para visualizar qualquer exposição é gratuita. Para mais informações, basta contactar pela página no Facebook, pelo site www.caminharte.pt.tl, por correio eletrónico (caminharte2013@gmail.com) ou pelo número 968808032.

Programa:

Dia 7