ARTIMINHO arranca já este fim-de-semana

06 Dezembro 2013
Com lotação esgotada e uma dimensão ibérica, o 1º Encontro de Artes e Artesãos começa já no próximo fim-de-semana. Nos dias 7 e 8, o Pavilhão Municipal de Caminha vai contar com 130 expositores.

Com lotação esgotada e uma dimensão ibérica, o 1º Encontro de Artes e Artesãos começa já no próximo fim-de-semana. Nos dias 7 e 8, o Pavilhão Municipal de Caminha vai contar com 130 expositores: metade artesãos, outra metade pintores e escultores, entre os quais artistas espanhóis vindos de Barcelona ou Saragoça. Também músicos e cantautores marcarão presença, animando o espaço. Tudo isto para ver no Artiminho.

\r\n

Camini e Caminharte, duas associações de arte de Caminha, uniram-se para trazer “algo mais ao concelho” explicou, esta manhã, em conferência de imprensa, Patrick Loureiro. “Sentíamos falta de algo diferente, que marcasse as pessoas”, disse o diretor do evento Artiminho. De uma iniciativa dirigida apenas a Caminha, o 1º Encontro de Artes e Artesãos alcançou uma dimensão ibérica ao contar com o apoio do Alcalde de La Guardia, assim como da associação Arco Baixo Miño e, como tal, com a participação de artistas espanhóis, vindos de Barcelona, Saragoça, Madrid e também Salamanca, entre outros destinos.

\r\n

“Não estávamos à espera desta dimensão”, explica Patrick Loureiro, que revelou já estarem até a trabalhar na 2ª edição, que decorrerá em La Guardia, já na próxima primavera e com a organização da associação Arco Baixo Miño.

\r\n

O Alcalde de La Guardia também marcou presença na conferência de imprensa, que decorreu no bar do ferryboat Santa Rita de Cássia. Para José Manuel Freitas é “um prazer” participar nesta edição e espera que venham muitas pessoas da Galiza visitar a iniciativa. Segundo o Alcalde, se os artistas de La Guardia e Caminha se querem entender e relacionar, o seu papel passa por apoiar.

\r\n

Miguel Alves começou por agradecer a todos os que tornaram possível a realização do Artiminho e reconheceu o esforço dos artesãos em se unirem para fazer da ideia uma realidade e a capacidade que tiveram em “projetar internacionalmente” o evento. “Quisemos estar ao lado da iniciativa. Hoje, sentimos que plantamos uma semente, que vai crescer no futuro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Caminha. O agradecimento foi também para José Manuel Freitas: “é um sinal da nossa colaboração e de um juntar de forças em prol das nossas populações.”

\r\n

“É preciso não nos acomodarmos e trabalharmos com as nossas mãos, para projetarmos beleza para o futuro”, realçou o presidente do município caminhense, que terminou a sua intervenção fazendo um “apelo forte” a todas as pessoas para que visitem o Pavilhão Municipal de Caminha, neste fim-de-semana.

\r\n

Recorde-se que no Encontro de Artes e Artesãos, os visitantes vão poder ver 130 expositores e ainda assistir a momentos musicais, proporcionados pelos artistas da região. A cerimónia de abertura decorre no sábado, dia 7, pelas 11horas. O evento prolonga-se até ao final da tarde de domingo e a entrada é gratuita.