Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Romaria de São João d’Arga eleita Maravilha da Cultura Popular

Romaria de São João d’Arga eleita Maravilha da Cultura Popular
06 Setembro 2020

A Romaria de São João d’Arga foi este sábado eleita Maravilha da Cultura Popular, durante a Gala Final das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, uma iniciativa da RTP, transmitida em direto a partir de Bragança.
Depois de uma longa maratona, que se prolongou desde as 10h00 até cerca das 24h00, coube ao presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, abrir o primeiro envelope e anunciar o primeiro vencedor da noite, precisamente a Romaria de São João d’Arga. O presidente da Câmara, Miguel Alves, recebeu o prémio, que se traduz numa grande vitória para a Romaria, a Serra d’Arga e todo o concelho de Caminha.
A candidatura da Romaria de São João d’Arga às “7 Maravilhas da Cultura Popular” foi apresentada pelo Município no final de 2019, foi desde logo selecionada pelo Painel de Especialistas, órgão composto por 7 elementos representativos dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, cujos nomes são indicados pelas entidades que integram o Conselho Científico do concurso.
Já no primeiro trimestre deste ano, aconteceu a 2.ª fase, com a seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, mais uma vez a cargo do Painel de Especialistas, e uma vez mais com sucesso para a candidatura do concelho.
A 3.ª fase, de seleção de 7 candidatos por Distrito ou Região Autónoma, o Painel de Especialistas voltou a pronunciar-se a favor da candidatura da nossa Romaria, reduzindo os candidatos a 7 finalistas regionais, posteriormente apresentados para votação pelo público.
Seguiu-se a 4ª fase: Eliminatórias Regionais, já através do voto por telefone, que correu menos bem, mas, mesmo assim, a Romaria de São João d’Arga posicionou-se de forma a poder recuperar na fase seguinte, a 5ª, de Repescagem. A mobilização através do voto assegurou a presença da Romaria nas meias-finais, e a candidatura, aliás, ocupou a primeira posição durante todo o dia, terminando o programa da RTP com total êxito.
A 6ª Fase: Meias-Finais, aconteceu ontem em Salir, Loulé. Resultado: a Romaria de São João d’Arga irá competir na final, podendo ser classificada como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular” já no dia 5 de setembro, durante um programa especial a transmitir em direto pela RTP 1, a partir de Bragança.
Nesta 7ª Fase, a Finalíssima às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, a Romaria de São João d’Arga posicionou-se desde o início na tabela dos sete vencedores e no final da noite a vitória confirmou-se.