- Viver
- Município
- Documentação
- Área Económica e Financeira
- Compromissos Plurianuais
- Prestação de Contas
- Fundo de Apoio Municipal
- Património Municipal
- PAF e Impostos Municipais
- Balanços
- Demonstração dos Resultados
- Relatório de Gestão
- Mapa de Fluxos de Caixa
- Mapas de Execução Orçamental (Despesa e Receita)
- Execução anual do Plano Plurianual de Investimentos
- Investimento por freguesia
- Alterações e retificações orçamentais
- Lista de dívidas a fornecedores e respetivos períodos de mora
- Lista de empréstimos à banca e respetivos prazos e vencimentos
- Lista de dívidas por factoring e outra dívida a terceiros
- Subvenções Públicas
- Avisos, Publicações e Editais
- Consulta Pública do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Caminha
- Contratação Pública
- Orçamento
- Outros Procedimentos Concursais
- Planos Municipais
- Protocolos / Contratos Interadministrativos / Contratos Programa
- Recursos Humanos
- Regulamentos
- Taxas e Impostos
- Formulários e Requerimentos
- Reclamações/Sugestões
- Anúncios
- Procedimento Regulamentar / Início do Procedimento e Consulta Pública”
- Consulta Pública ao Mercado Imobiliário - 1.º Direito
- Acessibilidades - PRR - Programa de Intervenções em Habitações (PIH)
- Área Económica e Financeira
- Serviços Municipais
- Coesão Social
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
- Educação Familiar ao Domicílio
- Ação Social Escolar
- Incentivos à Formação de Estudantes do Ensino Superior
- Animação Centros de Dia e Estruturas Residenciais para Idosos
- Desporto Sénior
- Cartão do Idoso de Caminha/Cartão Caminha 65+
- Rede Social de Caminha
- Banco Local de Voluntariado
- Programa Operacional de Apoio Pessoais Mais Carenciadas
- Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento
- Alto Minho Solidário - Missão Ucrânia
- Habitação
- Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação
- Serviço de Psicologia
- Rendimento Social de Inserção (RSI)
- Bolsa de Emprego
- Águas e Saneamento
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Educação
- Juventude
- Florestas
- Bem Estar e Saúde Animal
- Proteção Civil
- Obras Municipais
- Projetos Financiados
- Ordenamento do Território
- Transportes
- Mercados Municipais
- Cemitério Municipal
- Cultura
- Serviço de Defesa do Consumidor
- Projetos / Iniciativas
- Balcão Virtual
- Coesão Social
- Acesso Informação Administrativa
- Política de Privacidade
- Política de Segurança
- Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
- Canal de Denúncia
- Código de Combate ao Assédio Laboral
- Índice de Transparência Municipal
- Freguesias
- Contactos
- Visitar
- Investir
- Participar
-
Início
-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara e Comerciantes juntos na promoção de uma programação de Natal e Fim de Ano de elevada qualidade
Câmara e Comerciantes juntos na promoção de uma programação de Natal e Fim de Ano de elevada qualidade

Arranca hoje a programação de Natal no concelho de Caminha, marcada pela inauguração da iluminação natalícia, nas praças de Vila Praia de Âncora e de Caminha. Para assinalar a quadra, o Movimento de Empresários do Concelho de Caminha e a Câmara Municipal têm em agenda um leque variado de espetáculos e atividades de grande qualidade, que projetará a marca Caminha como uma marca de requinte e de excelência. "Quisemos trazer um pouco da magia de Salzburgo a Caminha, à escala do nosso concelho", explicou o presidente da Câmara no momento em que anunciou a proposta da programação que fará a diferença nesta quadra". O objetivo é "trazer" dias de magia e de beleza ao concelho de Caminha, através da cultura, das tradições locais, da música clássica, do comércio local, dos restaurantes de qualidade, das surpreendentes paisagens naturais e do riquíssimo património construído, como é o caso do centro histórico de Caminha. É tudo isto que o concelho tem para oferecer a quem o escolher como destino neste final de ano.
\r\nCâmara e comerciantes apostam numa programação capaz de animar a quadra natalícia, que visa, por um lado, brindar a população do concelho com atividades de qualidade e, por outro, dinamizar o comércio local, incentivando as pessoas a fazerem as suas compras de Natal cá, através do slogan "Quer um concelho? Compre cá!", e atrair visitantes.
\r\nSegundo Miguel Alves, num período de grandes fragilidades económicas "pretendemos transmitir um espírito de Natal com forte contenção na despesa". Por isso, esta programação foi a solução encontrada, que dá uma resposta equilibrada às famílias, aos comerciantes e aos potenciais visitantes. Para o edil caminhense, a programação de Natal pretende "aquecer o coração das pessoas, das famílias, num momento de tanta escuridão" e promover o comércio local, como são os casos das feiras de tradições de Natal, da Noite Dourada e da passagem de ano.
\r\nNeste sentido, a programação dá o "pontapé de saída" hoje, com inauguração da iluminação na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, e na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha. Para além das praças, ainda estarão iluminadas as entradas das duas vilas do concelho, bem como as rotundas e os cruzamentos mais significativos. Em Vila Praia de Âncora, far-se-á "dia" às 21 horas e, em Caminha, a partir das 21h30.
\r\nAs Feiras de Tradições de Natal também marcarão a diferença. Estes certames visam promover o artesanato e os produtos tradicionais locais, onde a animação terá um lugar de destaque. Em Caminha, a Feira de Tradições de Natal decorre nos dias 14 e 15 de dezembro, no Largo Calouste Gulbenkian. Em Vila Praia de Âncora, o certame terá lugar nos dias 21 e 22 de dezembro. Ainda em capítulo de Feiras, se bem que com um conceito diferente, nos dias 28 e 29 de dezembro, a Praça Conselheiro Silva Torres será palco da Feira de Artesanato "Fim de Ano", uma organização da Camini - Associação do Artesão e Artes Decorativas do Concelho.
\r\nOutra das novidades desta programação é a realização do Passeio de Pai Natal em bicicleta, que decorrerá no dia 15.
\r\nÉ de salientar que Caminha apresenta um programa repleto de novidades. De facto, para assinalar o dia 21, está agendada a Noite Dourada com o slogan "Quer um concelho? Compre cá!". Nesta Noite Dourada, as vilas de Caminha e de Vila Praia de Âncora terão os estabelecimentos comerciais abertos pela noite dentro. Por isso, se ainda tiver compras de Natal por fazer, aproveite a magia da noite e deixe-se levar pelo espirito natalício dos comerciantes do concelho que esperam por si com muita animação e uma mão cheia de surpresas. No dia seguinte e dirigida às crianças, vai decorrer a iniciativa "Traz o teu fato de Pai Natal e vem divertir-te no comércio local".
\r\nPara além das atividades que potenciarão o comércio local, também estão agendados momentos importantes, de elevada qualidade musical, como são os casos dos Concertos de Natal. As vozes do Orfeão de Vila Praia de Âncora e do Coro Vocalis e Polyphonia, da Academia de Música Fernandes Fão, encherão os "ouvidos" de todos quantos apreciarem música clássica. Os concertos decorrerão na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora, na Igreja Matriz de Caminha e na Igreja Paroquial de Moledo.
\r\nA passagem de ano será um dos momentos altos desta programação. "Vamos aproveitar as nossas potencialidades para promovermos a marca Caminha, como a grande passagem de ano no norte do país" sublinhou o presidente. A partir das 22h30, a Praça Conselheiro Silva Torres, servirá de palco a Paulo Baixinho e Amigos, que brindarão todos aqueles que escolherem Caminha com um espetáculo ao vivo pela "História e Magia do Mundo da Música", seguido de um momento especial que acompanhará as doze badaladas da Torre do Relógio. Depois, a festa continuará na Praça e nos Bares da Rua Direita.
\r\nA marcar o novo ano, "quisemos trazer um pouco da magia de Salzburgo a Caminha, à escala do nosso concelho" disse o presidente, referindo-se à realização do Concerto de Ano Novo, "com gente da terra", no caso a Sociedade Musical Banda Lanhelense.
\r\nEstas são algumas das propostas para a quadra natalícia no Concelho que o Movimento de Empresários do Concelho de Caminha e a Câmara Municipal têm para oferecer aos caminhenses, aos comerciantes e aos visitantes. "Quer um Concelho? Compre Cá!.
\r\n