Caminha fará minuto de silêncio às 12h00 do dia 2 de novembro, Dia de Luto Nacional, em homenagem às vítimas da COVID 19

30 Outubro 2020

A Câmara Municipal de Caminha está a promover uma ação junto da população para que todos possam fazer um minuto de silêncio, às 12H00, do próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados mas também Dia de Luto Nacional decretado pelo Governo. A ideia é a de motivar as pessoas a, dentro de cada contexto e de cada possibilidade, pararem o que estão a fazer ao meio-dia da próxima segunda-feira, juntando-se a toda a comunidade num minuto de silêncio sentido que será acompanhado pelo toque das sirenes dos Bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora e pelo som dos sinos das igrejas de todas as paróquias.

Para o Presidente da Câmara, Miguel Alves, “trata-se de um momento simbólico e naturalmente voluntário. Num singelo minuto de reflexão interior, pretendemos honrar as vítimas da doença e agradecer a todos os que a combatem, das diferentes formas. Pedimos às pessoas para pararem o que estão a fazer, se puderem, de modo a criarmos um cordão invisível de homenagem a quem tanto sofre. Sei que os trabalhadores do Município estão sensibilizados para o momento e quero referir a pronta colaboração dos Bombeiros e do Arciprestado de Caminha mas gostava, de uma forma ou de outra, que toda a população se juntasse a nós neste gesto tão emotivo”.

O concelho de Caminha regista 168 casos de infeção desde o início da pandemia, tem 67 casos ativos e lamenta a morte de 4 pessoas. A Câmara Municipal de Caminha tem dado nota pública da sua apreensão relativamente ao crescimento do número de casos durante o mês de outubro e aprovou, para este fim-de-semana, fortes restrições no acesso aos cemitérios, tendo suspendido a travessia do ferryboat para evitar deslocações desnecessárias entre os dois lados do rio Minho.