Câmara de Caminha oferece 30 máquinas de termonebulização para combate ao coronavírus

27 Novembro 2020

A Câmara Municipal de Caminha adquiriu e ofereceu 30 máquinas de termonebulização eficazes no combate ao SARS-CoV-2 a diversas instituições do concelho de Caminha. Entre elas, estão todas as Creches, Jardins-de-infância, Escolas Básicas e Secundárias, do ensino público, privado e cooperativo, bem como todos os lares de idosos e centros de dia que passam a ter um novo instrumento de desinfeção ecológica que permite o controlo de focos críticos graças à sua comprovada eficácia bactericida, fungicida, viricida e esporicida, prevenindo a difusão de vírus e bactérias.

O produto a utilizar é o biocida de ação rápida que se decompõe rapidamente em água e oxigénio, respeitando o meio ambiente. De facto, de acordo com a ficha técnica e certificação de segurança, o produto a utilizar não é corrosivo, nem tóxico e é 100% biodegradável.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “a compra e distribuição destas máquinas é mais uma medida, entre dezenas, de apoio às instituições e à população que delas aproveita. É também um gesto de gratidão a todas as escolas e instituições de apoio aos idosos, que têm feito um trabalho extraordinário ao longo dos últimos meses e que nem sempre vêm o seu esforço reconhecido por alguns políticos e uma pequena camada da população”. A utilização da máquina de desinfeção não apresenta complexidade de maior e apenas requereu uma formação simples a cada um dos seus futuros utilitários. A aplicação do produto não requer enxaguamento e é eficaz em doses muito baixas e em tempos de contactos mínimos. Miguel Alves explica que “esta máquina não é a panaceia para todos os males. Devemos continuar a fazer o trabalho normal de limpeza e desinfeção destes espaços e a pedir atenção redobrada a todas as pessoas na higienização pessoal e na manutenção dos afastamentos necessários. A máquina é só mais uma peça de toda a engrenagem de proteção e socorro que as instituições têm vindo a construir. O combate essencial, será sempre feito pelas pessoas e pelo seu comportamento individual de respeito para com o outro”.

As máquinas foram distribuídas ao longo da última semana por cada uma das instituições mencionadas, tendo o Município assegurado, através dos fornecedores, uma breve formação quanto à forma de utilização eficaz.