Turismo em Caminha 'pulverizou' todos os recordes no ano de 2019

Turismo em Caminha "pulverizou" todos os recordes no ano de 2019
05 Janeiro 2021

No ano anterior à pandemia, o número de turistas no concelho de Caminha cresceu 25,7%, o que representa o registo mais alto de sempre. Os números são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmam a curva ascendente contínua, que, em apenas 6 anos, conduziu à duplicação do número de turistas no concelho e, por consequência, demonstrou o acerto da estratégia que vem sendo seguida pelo Município, de aposta forte neste setor estratégico.

A fonte é o Anuário Estatístico Regional de 2019, que se encontra publicado no site do Instituto Nacional de Estatística. O documento aponta para um total de hóspedes: 64.595 (+ 25,7% do que em 2018) e um total de dormidas: 112.052 (+ 16,8% do que em 2018). Por outro lado, o total de proveitos de hotéis, alojamentos locais e turismo de habitação foi de 4.5 milhões de euros (mais 1 milhão de euros relativamente a 2018).

Para o Presidente da Câmara, Miguel Alves, “os números oficiais confirmam o acerto da aposta estratégica do concelho e comprovam a importância da aposta no Turismo para a economia local. De todo o modo, há um sabor agridoce nestes números históricos: por um lado, estamos a fazer o que nunca foi feito, a bater recorde atrás de recorde, a criar emprego e a aumentar população; por outro lado, tudo isto aconteceu antes da pandemia que marcou 2020 estragando o esforço e investimento das pessoas, empresas e Município”.

Assim, tendo em conta as contingências entretanto ocorridas, nomeadamente com a pandemia, Miguel Alves acrescenta ainda: “perante a certeza de que o caminho é o correto, só nos resta encarar de frente as dificuldades, proteger a nossa economia enquanto está mais vulnerável e lutar para regressar, o mais rapidamente possível, ao ponto em que estávamos. É notável que em apenas 6 anos, tenhamos conseguido duplicar o número de turistas no concelho e multiplicar os milhões que entram na economia local”.

Ainda segundo o INE, são ainda de notar dados relevantes no que diz respeito a turistas estrangeiros. Nunca, como em 2019, o número de turistas estrangeiros foi tão elevado. Se 2018 tinha sido o ano com maior percentagem de turistas estrangeiros (32,4%), em 2019 esse recorde foi “pulverizado” porque os cidadãos estrangeiros representaram 38,2% de todos os turistas que se alojaram no concelho de Caminha.