Câmara apoia requalificação da Igreja Paroquial de Gondar

07 Janeiro 2021

A Igreja Paroquial de Gondar está a ser alvo de importantes obras de requalificação, num esforço conjunto que envolve a Fábrica da Igreja, Baldios de Gondar, Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém e a que se junta a Câmara Municipal de Caminha que, na sua última reunião e por proposta do Presidente, Miguel Alves, aprovou a atribuição de um subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de Gondar, no montante de 15 mil euros, para apoio nas obras em curso.
O Presidente da Câmara visitou esta semana a Igreja, acompanhando o Presidente da Junta de Freguesia, José Cunha, para se inteirar das obras que estão a acontecer, cuja primeira fase está a terminar. Trata-se de uma intervenção muito desejada na freguesia e que vem sendo preparada com a comunidade local há cerca de seis anos. Duas feijoadas solidárias e um peditório ajudaram a reunir o valor total, que ronda os 110 mil euros, 90 mil investidos na primeira fase.
O templo estava bastante degradado e, como refere José Cunha, testemunhou ao longo de muitos anos os momentos mais positivos e felizes da comunidade de Gondar, como as celebrações regulares, casamentos, baptizados e outros; mas também os negativos, como é o caso dos funerais.
Nesta intervenção foi substituído o telhado e resolvidos os problemas de infiltrações, humidade, etc., colocado “pladur”, substituída a instalação eléctrica e realizadas pinturas no interior.
Na fase seguinte, logo que as condições meteorológicas o permitam, previsivelmente na primavera, serão reparados os sinos, realizadas pinturas exteriores e colocado um rodapé em granito.
Os arranjos permitiram já a realização de cerimónias este Natal. Durante a execução das obras, as missas e demais celebrações realizaram-se no salão paroquial (intervencionado entretanto pela Junta de Freguesia, por forma a poder acolher os diversos momentos) e no Centro Cultural.
A Câmara teve em conta a importância histórico-cultural da Igreja Paroquial de Gondar para a população e para o concelho de Caminha, enquanto fator identitário e símbolo administrativo. Refira-se que esta Igreja já era referenciada em 1320, na lista que o Rei D. Dinis mandou elaborar para apuramento da taxa a pagar pelas freguesias da Diocese de Tui.