ARTIMINHO promove artes e artesãos num evento de escala ibérica

artiminho 1
artiminho 3
artiminho 2
09 Dezembro 2013
A Artiminho - I Encontro de Artes e Artesãos, que se realizou este fim de semana, no Pavilhão de Caminha, promoveu sobretudo o convívio e a partilha entre artistas e artesãos portugueses e espanhóis. "Não é uma feira, é um encontro", realçavam.

A Artiminho - I Encontro de Artes e Artesãos, que se realizou este fim de semana, no Pavilhão Municipal de Caminha, promoveu sobretudo o convívio e a partilha entre artistas e artesãos portugueses e espanhóis. "Não é uma feira, é um encontro", realçavam os artesãos e artistas.

\r\n

A próxima edição do evento já tem, inclusive, data e local escolhidos, tal como anunciou o presidente do Município de La Guardia, José Manuel Freitas. Será em Espanha, no recém-requalificado Castelo de Santa Cruz, aquando do início do tempo mais quente, para que possa decorrer ao ar livre.

\r\n

O presidente do Município de Caminha, Miguel Alves, sublinhou também o caráter ibérico do evento e reforçou que este é apenas mais um sinal de que as duas localidades - Caminha e La Guardia - estão unidas. "Desta vez a Artiminho realizou-se nesta rua, na próxima edição realizar-se-á noutra rua do outro lado do rio, mas a região é a mesma", afirmou.

\r\n

Entretanto, esta primeira edição acolheu 130 expositores. "Tivemos mais interessados em participar, mas o espaço não permitia albergar mais ninguém", esclarece Patrick Loureiro, diretor do evento Artiminho.

\r\n

Da escultura à pintura, do artesanato alimentar ao não alimentar, dos produtos mais artesanais às peças mais modernas, a variedade foi a palavra mestra e permitiu aos visitantes da Artiminho comprarem prendas de Natal de qualidade e tradicionais. "Temos de valorizar o que é nosso, comprando o que é feito cá em detrimento dos produtos fabricados em escala do outro lado do mundo", sublinha Patrick Loureiro.

\r\n

A organização da Artiminho foi das duas associações caminhenses Camini e CaminhArte, com o apoio das Câmaras de Caminha e de La Guardia, e da associação Arco Baixo Miño.