Requalificação da frente ribeirinha de Caminha em curso num investimento de cerca de meio milhão de euros

22 Fevereiro 2021

A marginal de Caminha está a ser intervencionada. Trata-se de um espaço belíssimo, muito procurado, mas que se encontrava degradado. O investimento em curso, de cerca de meio milhão de euros, criará uma ecovia com novas condições para peões e ciclistas, recuperando da melhor forma a relação de Caminha com o estuário do rio Minho.

O projeto que já se encontra no terreno - “Requalificação e Revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha - Ecovia” - consiste numa intervenção ao longo da área da marginal de Caminha, uma nova ecovia que vai ligar a zona do Estaleiro do Quintas ao local onde está o Posto Náutico, criando uma via pedonal e clicável de elevada qualidade, articulada com a rede viária, com os outros meios de transporte e com os locais de estacionamento existentes, em consonância com as medidas previstas no âmbito do PAMUS 2020 – Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável.

Esta é mais uma intervenção estruturante na marginal, que se junta à já realizada no novo cais dos pescadores de Caminha, inaugurado em maio de 2018 pela então ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A obra representou um investimento de cerca de 800 mil euros, permitindo triplicar a área útil do cais, prolongando ainda a zona de atracação de barcos. Esta obra incluiu também a reparação e beneficiação da rampa-varadouro, a recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e a melhoria do sistema de iluminação.

Além do aspeto estético, o cais, que agora ficará globalmente integrado no espaço da ecovia, veio dar resposta aos anseios da classe piscatória da Vila, garantindo a melhoria das condições de trabalho dos pescadores e da operação portuária.

Muito em breve começará também a construção do novo Mercado Municipal, outro espaço degradado na frente ribeirinha que vai desaparecer a curto prazo, dando lugar a um equipamento moderno e equilibrado, um polo de atração com condições de funcionalidade e conforto para visitantes e comerciantes.