MUNICÍPIO MANTÉM SESSÕES DE TERAPIA DA FALA NOS JARDINS DE INFÂNCIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SIDÓNIO PAIS

25 Fevereiro 2021

A terapia da fala continua a ser uma realidade para todas as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Estas sessões promovidas no âmbito do projeto School4All - Caminha visam a  promoção do sucesso escolar das crianças do concelho. Tal como no ano passado estas sessões são disponibilizadas pelo Município e têm continuidade mesmo com ensino à distância.

Recorde-se que esta medida foi implementada no ano letivo 2019/2020. É considerada uma medida de excelência e é muito acarinhada pelos pais, alunos e educadores de infância. O processo passa pela equipa multidisciplinar School4All Caminha que realiza um rastreio anual aos alunos do último ano do pré-escolar, com o objetivo de identificar precocemente todas as crianças que apresentem défices ao nível da linguagem e/ou fala que venham a condicionar negativamente o seu sucesso escolar. Esta identificação precoce permite implementar atempadamente os programas de intervenção e as estratégias pedagógicas necessárias para mitigar as dificuldades de cada aluno, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem ainda antes da transição para o 1º ciclo.

No ano letivo anterior foram observados 97,5% dos alunos finalistas do pré-escolar do AESP, num total de 79 crianças de todos os estabelecimentos de ensino. Destes, 42 apresentaram fragilidades ao nível da linguagem e/ou fala. No presente ano letivo foram rastreadas 59 crianças, representando 81% dos alunos elegíveis. Contudo, as atividades de promoção da consciência fonológica englobam todos os alunos do ensino pré-escolar. Optou-se por um modelo de funcionamento misto, com sessões presenciais desenvolvidas uma vez por mês em cada sala e atividades semanais enviadas às educadoras de infância (atividade e vídeo explicativo). Nesta fase de ensino à distância, as sessões não pararam. Foram reestruturadas de modo a serem desenvolvidas pelas famílias. Os desafios fonológicos são enviados semanalmente com suporte material e de vídeo explicativo.

O School4All é mais um investimento na educação e formação dos alunos do concelho. Este projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo a restante quantia assumida pelo Município de Caminha. Resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante de cerca de 266 mil euros, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.