Câmara disponibiliza plataforma digital que permite saber mais e de forma lúdica sobre o concelho de Caminha

Câmara disponibiliza plataforma digital que permite saber mais  e de forma lúdica sobre o concel...
11 Março 2021

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais têm mais uma plataforma digital à distância de um clique designada de Caminha Âncora do Saber (caminhancoradosaber.cm-caminha.pt). Na escola ou em casa, através da plataforma estão disponíveis atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas. Esta ferramenta de aprendizagem, colaboração e partilha é disponibilizada pelo Município de Caminha através do projeto Scholl4All – Caminha.

O Município já enviou para os professores titulares os códigos de acesso de cada criança. Esta plataforma é mais uma ferramenta que os alunos têm à disposição em tempos de pandemia e ensino à distância para melhorarem os seus conhecimentos, nomeadamente no que respeita ao concelho de Caminha.

Na educação Pré-Escolar estão disponíveis as coleções Bia e Kiko (português, matemática e mundo) e a Biblioteca do Gigante. Através dos diferentes conteúdos aqui disponíveis, será possível partilhar o prazer de conhecer histórias, sonhos e fantasias.

No 1º Ciclo do Ensino Básico, na área Currículo Local, os alunos vão descobrir a riqueza cultural do concelho de Caminha, através da exploração de incríveis animações e jogos sobre os monumentos, as personalidades, as lendas e as tradições da sua comunidade local. No Testa o Teu Conhecimento é possível consolidar as aprendizagens de uma forma divertida! O corpo humano, cálculo mental e ortografia são alguns dos conteúdos abordados.

Todas as semanas, nas Atividades em Família, há propostas de atividades, para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo, para realizar em casa com as crianças, desde ioga, música, artes até alimentação saudável.

A comunidade educativa pode ainda participar nos Desafios e Concursos, que apelam a uma participação ativa e a uma maior responsabilização na construção de uma sociedade mais solidária e participativa.

O School4All é mais um investimento na Educação e formação dos alunos do concelho. Este projeto é cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo a restante quantia assumida pelo Município de Caminha. Resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265,905 €, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.