Câmara alerta para sms falsos sobre vacinação contra a Covid 19

03 Abril 2021

Fomos informados pelos responsáveis da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que, nos últimos dias, pelo menos 10 pessoas receberam um SMS no seu telefone a agendar dia e hora para vacinação contra a COVID 19 no Centro Comunitário que o Município criou no Pavilhão Desportivo de Seixas. A Câmara Municipal de Caminha vem alertar todos os Munícipes que esses SMS são falsos. De facto, no nosso concelho, a notificação para vacinação ocorre sempre através de chamada telefónica efetuada por um elemento da equipa médica e administrativa habilitado especialmente para o caso. As razões que estão por detrás destes atos de enorme gravidade são desconhecidas, mas a ULSAM já apresentou queixa-crime junto da Guarda Nacional Republicana de Viana do Castelo de modo a apurar quem foram os autores destas mensagens.

A Câmara Municipal de Caminha alerta ainda que foram detetadas, pelo menos, três situações, onde as pessoas receberam uma chamada telefónica informando que teriam que deixar de tomar a medicação habitual para poderem ser vacinadas contra a COVID 19. Essa informação também é falsa e de uma enorme gravidade, colocando em risco a saúde e a vida das pessoas a quem se dirige. A vacinação contra a COVID 19 não exige nenhuma suspensão da medicação em curso, pelo que, qualquer chamada ou mensagem nesse sentido deve ser rejeitada.

O Município reafirma a credibilidade de todo o processo de vacinação, apoia os profissionais de saúde envolvidos e incentiva os Munícipes a tomar a vacina contra a COVID 19 para proteção de cada um e de toda a comunidade. Todo o cuidado é pouco perante a existência de informações falsas a circular, pelo que, se sentir alguma dúvida, cada pessoa deve contactar o seu médico de família ou a Câmara Municipal de Caminha que encaminhará as questões.