Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril arrancam hoje com uma tertúlia através do Zoom

15 Abril 2021

Dez dias marcados pela Revolução dos Cravos, com protagonistas como os livros, a fotografia, a música e a “Voz”

As comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril arrancam hoje com uma tertúlia através da plataforma Zoom, coincidindo com o Dia Mundial da Arte. O concerto “Um Dia de Abril”, transmitido online e com a participação de cantores e músicos do concelho de Caminha marcará o dia 25, mas até lá serão promovidas várias iniciativas, algumas ligadas ao livro e às nossas memórias, assim como exposições, entre outras.
São dez dias marcados pela Revolução dos Cravos e a primeira iniciativa decorre hoje, entre as 18h30 e as 20h30. A plataforma de vídeo e audio é o espaço para esta tertúlia/conferência, em que os participantes vão falar sobre a necessidade da Arte e do seu ensino. Este Webinar parte da mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Caminha e conta com a coordenação do artista e professor Alexandre A. R. Costa.
Participam Alexandre A. R. Costa / Artista e Professor da E.A.A.D. da Universidade do Minho, I.P.V.C., I.S.M.A.I. (Apresentação, Moderação), Miguel Alves / Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Juan Fernando de Laiglesia / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Professor Catedrático Emérito, 1º Decano da Faculdade, Ana Carvalho / Artista e Professora do Instituto Universitário da Maia. Diretora da Licenciatura em Arte Multimédia, Fernando Rosa Dias / Crítico de arte e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diretor da Convocarte – Revista de Ciências da Arte, Javier Tudela / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Vice-Decano da Faculdade, Mário Caeiro / Curador e Professor da ESAD.Cr, Instituto Politécnico de Leiria. Diretor de Mestrado em Gestão Cultural, Natacha Antão / Artista e Professora da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Diretora da Licenciatura em Artes Visuais e Rute Rosas / Artista e Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretora do Departamento de Artes Plásticas.
O acesso ao Webinar pode ser feito através do endereço:
Senha de acesso – 323100
ID do webinar: 985 7220 2469
Amanhã, 16 de abril, pelas 10h00, vamos falar da “Voz” em sentido alargado, até porque se assinala também o Dia Mundial da Voz. É mais um encontro com testemunhos sobre a importância da voz na sociedade, no âmbito social, cultural, ensino, saúde, religioso, etc. A organização é da Academia Sénior de Caminha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
No dia 22, pelas 17h00 será dada “voz” à Imprensa, com a abertura da exposição “A Imprensa Clandestina e do Exílio no período 1926-1974”. A apresentação e visita à exposição serão da responsabilidade do professor José Manuel Lopes Cordeiro e o local é a Biblioteca Municipal de Caminha.
Esta exposição é composta por painéis que reproduzem textos de análise crítica e documentos relativos a este assunto.
No dia seguinte, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, pelas 15h00, haverá uma sessão do Clube de Leitura Online da RIBAM, com a participação das 10 bibliotecas municipais do Alto Minho e a presença de Isabel Pires de Lima, como convidada. A organização é das bibliotecas de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, com o apoio da DGLAB.
E porque as bibliotecas são locais livres, abertos a todos e de acesso e utilização gratuita no próximo dia 23 de abril vamos convidar as nossas comunidades a visitar (presencialmente ou online) as nossas bibliotecas e a ficar a conhecer os espaços, os serviços e as colecções. Faremos, tal como é habitual, a oferta de uma rosa aos leitores que visitarem a Biblioteca Municipal.
Ainda no dia 23 de abril, pelas 18h00, teremos mais uma exposição: “Tempo depois do Tempo”, de Alfredo Cunha, no Museu Municipal de Caminha.
O livro volta a ser protagonista ainda no dia 23 de abril. Pelas 21h00 decorrerá o lançamento do livro de José António Barreto Nunes: “José António Guerreiro – O Liberal de Lanhelas (1789-1834)”. Serão palestrantes, José António Barreto Nunes, José Viriato Capela e o Presidente da Câmara, Miguel Alves, numa iniciativa com a moderação da Presidente da Junta, Josefina Covinha.
O local será a Casa do Povo de Lanhelas. A organização é da Junta de Freguesia de Lanhelas, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e Casa Museu de Monção/Universidade do Minho. Esta apresentação será, também, transmitida online.
Finalmente no dia 25 de abril, domingo, as comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril são retomadas pelas 11h00, com a cerimónia protocolar da Assembleia Municipal de Caminha. Será no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Esta cerimónia será transmitida online.
Às 18h00, o concerto “Um Dia de Abril”, online, com cantores e músicos do concelho de Caminha, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, encerra as comemorações.