1ª fase do Plano de Pavimentações de Caminha arranca com reabilitação da zona envolvente do Mercado de Vila Praia de Âncora

10 Maio 2021

A Câmara Municipal de Caminha arranca esta segunda-feira com a primeira obra da 1ª fase do Plano de Pavimentações que abrange quatro freguesias do concelho. Este Plano surge como resposta a várias situações de piso irregular ou em degradação que estão assinaladas em diferentes quadrantes do concelho e inicia-se com obras nas freguesias de Vila Praia de Âncora, Caminha e Vilarelho, Moledo e Cristelo e Riba de Âncora.

Abrange um investimento global de 300 mil euros e tem como obra de arranque a intervenção no betuminoso na zona envolvente do Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora. A execução destas empreitadas associa-se ao investimento em diversos arruamentos das freguesias de Âncora, Seixas e Vilarelho, num montante de 170 mil euros e representa o primeiro momento de um esforço relevante da autarquia para debelar os problemas mais graves nas vias de comunicação do concelho. Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “esta primeira fase de investimento vai ao limite das possibilidades financeiras do Município. Há muitas situações a precisar de reparação, mas estas são as que conseguimos acomodar para já, num esforço económico que de aproxima do meio milhão de euros. Temos os pisos degradados em Vilar de Mouros, Venade, Azevedo e Âncora, por causa das obras de saneamento, mas esses estão contratualizados e à espera do empreiteiro responsável. Estas são obras sem financiamento comunitário, um investimento 100% municipal que não tem mais alcance porque não temos mais meios disponíveis neste momento”. Para além da obra da envolvente do Mercado de Vila Praia de Âncora que começa hoje, a 1ª fase do Plano de Pavimentações tem como objetivo proceder à reparação da rua 31 de Janeiro, também na maior vila do concelho, da Rua Benemérito Joaquim Rosas em Caminha, na Avenida de Santana em Moledo e na Estrada Municipal 105 em Riba de Âncora.

O Município de Caminha avisa que a realização destas obras poderá estender-se, globalmente, pelos próximos 2 meses e pede desculpas pelos incómodos que podem ser causados.