Concelho de Caminha ganha nova praia de banhos em Pedras Ruivas, Seixas

17 Maio 2021

Portaria publicada esta segunda-feira junta Praia de Pedras Ruivas às já conhecidas Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão e Azenhas

Foi publicada a Portaria n.º 102-C/2021, de 14 de maio, que procede, para o ano de 2021, à identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respetivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores. Entre essas praias está identificada a Praia de Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, uma zona de enorme beleza banhada pelo rio Minho e marcada por margens verdes encantadoras. A nova praia junta-se às praias já conhecidas no concelho de Caminha como as da Foz do Minho em Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão em Âncora e Azenhas em Vilar de Mouros.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "a oficialização desta praia de rara beleza, é mais um sinal de trabalho que o Município tem vindo a fazer para a sustentabilidade do território e para a criação de mais fatores de atratividade para residentes e turistas. Seixas merece, o rio Minho merece e o concelho de Caminha também merece esta distinção do Governo de Portugal".
Ao longo dos últimos anos, o Município de Caminha vinha trabalhando para incluir Pedras Ruivas na listagem nacional de praias de banhos e o resultado chegou no ano em que o país responde à crise pandémica. Segundo o autarca de Caminha, "em Pedras Ruivas, como nas outras praias oficiais, será assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear respetiva, monitorizando-se a qualidade da água e definindo-se regras relativamente à ocupação e utilização da área balnear. Ganhamos todos com a maior exigência que é criada".
A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, começa no dia 12 de junho e termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de agosto