Dia nacional dos Sapadores Florestais assinalado com a plantação de uma dezena de carvalhos

sf3
3m1a0962
sf1
sf2
25 Maio 2021

O dia nacional dos Sapadores Florestais foi assinalado na última sexta-feira pelo Município de Caminha em colaboração com o Conselho Diretivo de Baldios de Riba de Âncora, com uma ação de plantação de uma dezena de carvalhos numa área do Baldio de Riba de Âncora. Esta ação foi executada em conjunto pelas duas equipas de Sapadores Florestais do concelho.
A iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara de Caminha, Guilherme Lagido, e de Paulo Alvarenga, na qualidade de Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora e que é também Presidente da Junta de Freguesia local. Na ocasião foi respeitado um minuto de silêncio, em memória do sapador falecido no dia anterior, em Fafe,
Recorde-se que este ano e até à data, a equipa de Sapadores Florestais do Município efetuou já trabalhos para a criação de uma faixa de gestão de combustíveis e manutenção em dois estradões florestais, numa extensão total de mais de quatro quilómetros, desde o parque de merendas de Perrinchão até Carvoeiro, e desde aí até à Fonte de Barbanços, já em Cristelo, por serem vias importantes para travar um eventual incêndio que afete aquela encosta entre Moledo e Cristelo, dando assim resposta a uma necessidade premente e também ao solicitado pela Junta de Freguesia.
Foram também desenvolvidos vários trabalhos de silvicultura preventiva nas freguesias, nomeadamente na União das Freguesias de Caminha e Vilarelho, Lanhelas e Dem no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, dando assim resposta às diversas solicitações das juntas de freguesia. Em termos de área executada totalizam-se cerca de cinco hectares.
A equipa trabalhou ainda na limpeza de uma Faixa de Gestão de Combustíveis de 100 metros para defesa de um aglomerado populacional no lugar de Aldeia Nova, Venade, em terrenos dos baldios da freguesia, numa área de intervenção com cerca de 3,5 hectares.