Câmara assinala Dia Mundial dos Oceanos

16 Junho 2021

A Câmara Municipal de Caminha e as Águas do Norte assinalaram o Dia Mundial dos Oceanos com a ação online “Microorganismos Mínimos”, que visou sublinhar a importância da água para o ambiente e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável do mesmo. Esta viagem interativa decorreu nos dias 4 e 7 de junho, e foi participada pelos alunos do 1º ciclo do ensino básico, do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.

Esta ação dinamizada por Rui Sousa, das Águas do Norte, permitiu fazer uma viagem interativa e animada pela Importância da Água e pelas estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR), onde o maior destaque foi a observação de uma amostra de água doce, através de um microscópio, o que possibilitou a observação de diferentes famílias de microorganismos existentes na água.

Focou-se igualmente a importância destes seres vivos para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, para a necessidade de desinfeção da água da rede pública e para a atual situação pandémica de Portugal e do Mundo.

Esta atividade foi disponibilizada pelo Município de Caminha através do projeto Scholl4All – Caminha.