Câmara promove atividades para desenvolvimento socio-emocional das crianças dos jardins de infância do concelho

23 Junho 2021

O Município de Caminha está a promover um conjunto de atividades para o Desenvolvimento Socio-emocional das Crianças, com o objetivo de ajudar as crianças a trabalharem as emoções e o autocontrole, ou seja, a desenvolverem competências sociais e pessoais e desenvolverem comportamentos mais assertivos. A decorrer desde abril, esta iniciativa está a ser levada a cabo em 6 turmas, de 4 Jardins de Infância (Âncora-Lage, Moledo, Caminha e Seixas), num total de 101 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade.

Esta iniciativa é fundamental num momento em que se continua a viver em contexto de pandemia COVID 19. É uma forma de ajudar as crianças a entender e identificar as emoções básicas: a alegria, a raiva, o medo, a calma e a tristeza, e encontrar formas saudáveis de lidar com elas; promover relações saudáveis com os colegas e adultos; promover a compreensão e a empatia; estimular o pensamento critico e a escuta ativa.

As sessões decorrem uma vez por semana e incluem atividades como: “Ajuda o Monstro das Cores a organizar as emoções”; “Pinta o Monstro das Cores”; “À Descoberta das Emoções: raiva, alegria, tristeza e medo”; “A Técnica da Tartaruga”; “O dado das Emoções”; “As Olimpíadas do Respeito”; “As Mãos Não São para Bater”; “O dado da Amizade”.

Esta ação é promovida no âmbito do projeto School4all Caminha.