Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Caminha recebe concerto Trobadores & Soldadeiras, com a participação da Academia de Música Fernandes Fão e Ideal Clube de Fado

Caminha recebe concerto Trobadores & Soldadeiras, com a participação da Academia de Música Fernan...
24 Junho 2021

Caminha vai receber o concerto Trobadores & Soldadeiras, com a participação da Academia de Música Fernandes Fão e Ideal Clube de Fado, integrado no Encontro Luso – Galaico, no dia 3 de julho. Trobadores & Soldadeiras consiste numa itinerância de concertos que dá a conhecer um novo cancioneiro luso-galaico, criado em oficinas de escrita que envolveram as comunidades dos municípios do Alto Minho. Em Caminha, as oficinas de escrita envolveram a participação da Academia Sénior de Caminha. Deste projeto resulta a interação dos municípios do Altominho, 11 coros musicais, 13 novos arranjos, 16 espetáculos, 33 oficinas de escrita e um novo cancioneiro. O concerto terá lugar no dia 3 de julho, pelas 21H00, no Largo Calouste Gulbenkian. A entrada é livre mediante reserva e sujeita à lotação disponível.


De olhos postos no património Galego-Português, o Encontro Luso-Galaico propõe uma atenção renovada à herança cultural que liga as duas regiões, que se concretiza nas riquezas imateriais da música e da língua, mas também um esforço criativo de expansão deste património, através da produção de novos temas e músicas. De facto, o Encontro Luso-Galaico é um projeto de programação e intervenção cultural no território do Minho que se iniciou com Trobadores & Soldadeiras, a 19 de junho,  com uma série de oficinas e concertos musicais em itinerância pelo Alto Minho, e que se apresentará em Braga no festival de música Sons do Noroeste, a acontecer entre os dias 26 e 29 de agosto.


Assim, o Projeto Cardo e o Ideal Clube de Fado desenvolveram projetos musicais com as populações de todos os municípios do Alto Minho. O trabalho com os coros e criação de novos arranjos para canções tradicionais e as oficinas de construção de letras para fado são um contributo para a ativação do potencial das nossas gentes e lugares, mas também um momento de encontro entre amadores e profissionais. No final, deste projeto resulta a interação dos municípios do Altominho, 11 coros musicais, 13 novos arranjos, 16 espetáculos, 33 oficinas de escrita e um novo cancioneiro. A entrada é livre mediante reserva e sujeita à lotação disponível, cumprindo todas as orientações da DGS. A reserva de bilhetes deverá ser realizada em bilheteira@encontrolusogalaico.pt ou na Loja de Turismo em Caminha.


Como referimos atrás, em Caminha, o concerto abre caminho à redescoberta e à reinvenção da música de raiz luso-galaica e conta com a participação da Academia de Música Fernandes Fão e do Ideal Clube de Fado. O concerto terá lugar no dia 3 de julho, pelas 21H00, no Largo Calouste Gulbenkian.