Caminha instala 19 postos de carregamento elétrico até ao final de 2022

25 Junho 2021

O concelho de Caminha terá 19 Postos de Carregamento Elétrico (PCE) até ao final de 2022 distribuídos por Caminha, Vila Praia de Âncora, Moledo e Âncora. Os números fazem parte da planificação definida pela Câmara Municipal de Caminha e formalizada através de protocolos aprovados com diversos operadores privados nos últimos meses. Neste momento, de acordo com as deliberações tomadas, está previsto que possam ser instalados até ao final do corrente ano 2 PCE rápidos (55Kw) e 5 PCE semi-rápidos (22Kw) nas duas vilas do concelho.

Para 2022 está reservada a maior fatia do investimento, prevendo-se que, até ao final do ano, possam estar instalados 3 PCE rápidos e 16 PCE semi-rápidos em Caminha, Vila Praia de Âncora, Moledo e Âncora. De acordo com Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “a aposta na mobilidade elétrica é a aposta no presente, já não é a aposta no futuro. A eficiência energética, a maior utilização de energias renováveis, a aceleração da descarbonização da economia e do nosso modelo de vida, já não são chavões da ficção científica, são uma responsabilidade do presente e a única forma de garantirmos um futuro sustentável às próximas gerações”. O autarca assume que “com o desenvolvimento das baterias elétricas associadas ao automóvel e a necessidade de irmos diminuindo a dependência do petróleo, faltava a oferta destes postos de carregamento elétrico em Caminha. Hoje em dia, há cada vez mais automóveis elétricos e uma maior consciencialização das pessoas. Interessava criar estes postos no espaço público para dar resposta à necessidade crescente da descarbonização da mobilidade”.

Já estão realizadas as primeiras obras infraestruturais de criação de PCE em Caminha e Vilarelho, estando em fase de licenciamento os primeiros. Em Caminha, os primeiros PCE serão colocados na requalificada rua S. João e junto ao Mercado Municipal em obras. Em Vila Praia de Âncora, a primeira instalação será feita junto ao Portinho. Em 2022, o investimento continuará nas duas vilas mas avançará para Moledo – zona da praia e Avenida de Santana – e para Âncora junto à zona comercial. O Município tem contratualizada a instalação destes 19 Postos de Carregamento Elétrico até 2022 mas está já em negociações para alargar a rede a outras freguesias do concelho de Caminha.