Noites da Vila celebram Vila Praia de Âncora com cartaz de luxo de 08 a 11 de julho

cartaz
01 Julho 2021

NEEV, Linda Martini, Capitão Fausto e Samuel Úria são os nomes que subirão ao palco idílico no Dólmen da Barrosa

Vila Praia de Âncora vai receber nos dias 08, 09, 10 e 11 de julho, quatro espetáculos inseridos nas Noites da Vila, um evento que tem como objetivo celebrar os 97 anos desde a elevação de Vila Praia de Âncora a vila. Serão quatro noites, com quatro atuações únicas, a terem lugar no Dólmen da Barrosa, um local megalítico e património inestimável nacional. A entrada é gratuita, sendo apenas necessário levantar os bilhetes nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, a partir de dia 02 de julho. Todas as normas de higiene e segurança impostas pela DGS serão estritamente cumpridas, não sendo necessário a apresentação de testes à entrada, uma vez que a ocupação é de 200 lugares.

Dia 08 de julho, dia oficial de Vila Praia de Âncora, as Noites na Vila arrancam com um espetáculo do compositor, multi-instrumentista, interprete e escritor, NEEV, um dos mais internacionais artistas portugueses, que com apenas um álbum de estúdio editado conquistou a atenção mundial. “Philosotry” foi produzido pelo reputado Larry Klein (Joni Mitchell, Herbie Hancock, Melody Gardot, Tracy Chapman) e a par de "Breathe", lançada com o norueguês SEEB, e "Dancing in the Stars", tema mais votado pelo público no Festival da Canção 2021, servirá de ponto de partida para o concerto em Vila Praia de Âncora já na próxima quinta-feira.

No dia seguinte, 09 de julho, é a vez de Linda Martini subirem ao palco bucólico no Dólmen da Barrosa. A banda de André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes, uma das mais acarinhadas pelo público e pela imprensa nacional, viaja a norte para apresentar alguns dos novos temas, “E não sobrou ninguém” e “Horário de Verão”, bem como as faixas que os catapultaram para o sucesso. A banda já conhecida pelos seus espetáculos absolutamente explosivos promete uma noite memorável.

Já a 10 de julho, sábado, os Capitão Fausto tomam conta do palco. O quinteto composto por Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos, é hoje considerado por muitos uma das bandas mais importantes da sua geração. Apesar do negro período que cruza o mundo da cultura, o grupo não ficou de braços cruzados e para além dos concertos em agenda, atiraram-se para um projeto distinto: levar a música até ao cinema com “Sol Posto”. Uma experiência de filme-concerto que levou os fãs da banda a mais de 70 salas de cinema, sendo o filme mais visto em Portugal na semana de estreia, o que lhe valeu a entrada no top 10 dos filmes portugueses mais vistos em 2020, tendo ainda chegado a casa dos portugueses via streaming e vídeo on demand. Deste concerto pode-se esperar a energia acumulada destes cinco intrépidos músicos portugueses.

Por último, dia 11 de julho, para fechar em grande as Noites da Vila, o palco montado no Dólmen da Barrosa recebe de braços abertos o mestre do uso da língua materna, Samuel Úria. O músico conta com novo disco, “Canções do Pós-Guerra”, editado este ano, mas em palco tudo se pode esperar. Uma coisa é certa, seja uma viagem pelos quatro registos de estúdio, ou simplesmente a apresentação do novo trabalho, será um espetáculo a não perder.

O evento realizado em parceria com o Município de Caminha tem como objetivo não só a celebração desta efeméride, como ser palco para o retorno dos artistas nacionais aos espetáculos num conceito diferenciado junto a um monumento de relevância histórica. O projeto irá envolver equipas e fornecedores locais promovendo uma retoma gradual ao trabalho no setor, ao mesmo tempo que contempla o apoio direto a um tecido essencial, também em crise: a restauração e hotelaria.

As portas abrem às 21h30 e os espetáculos terão início às 22h00. Reforça-se que a entrada é gratuita, sendo obrigatório levantar os bilhetes nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, a partir de dia 02 de julho..