Concelho de Caminha proporciona passeios a pé, a cavalo ou de jipe

20 Julho 2021

Os percursos temáticos voltam a marcar o verão no concelho de Caminha. História e património, passeios de jipe e a cavalo são as possibilidades para os próximos meses. “Experiências e Tradições – Riqueza de Usos, Costumes, Saberes e Sabores” abre esta edição dos percursos, no dia 27 de julho, pelas 11H00. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. As vagas são limitadas.

“Percursos temáticos” é um dos projetos que integra o Programa Cultural Verão 2021, um programa arrojado, adaptado às imposições da DGS, que pretende mostrar que o concelho de Caminha é um Destino de Confiança.

Como já referimos, esta edição de percursos temáticos tem início a 27 de julho, com o percurso “Experiências e Tradições – Riqueza de Usos, Costumes, Saberes e Sabores”. Num roteiro pelas freguesias do Concelho, as suas tradições e os costumes são “servidos” aos visitantes. Usos, saberes, artes e rotinas antigas são dadas a sentir ao participante, guardando ainda espaço para a oportunidade de petiscar e saborear, descobrindo os sabores mais característicos e típicos e de conhecer paragens e lugares recônditos. Uma verdadeira experiência de identidade Caminhense! Este percurso realizar-se-á novamente a 31 de agosto. O percurso é de aproximadamente 6 horas e está limitado a 12 participantes. O percurso está agendado para as 11H00 e o ponto de encontro é na Praça Conselheiro Silva Torres.

No dia 3 de agosto, pelas 15H00, terá lugar o percurso “Encantos e Recantos do Concelho – Tesouros Escondidos”. Este percurso pelas freguesias do Concelho, um mosaico pitoresco de lugares especiais, lendas e costumes, curiosidades e estórias, património e saberes dá a conhecer o Concelho de forma especial e diferente do habitual, dando a conhecer Caminha ainda com mais sabor e caráter… O percurso tem a duração de 4 horas e o ponto de encontro é na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nos dias 17 agosto e 7 de setembro, pelas 17H00, decorrerá o percurso “As Ruas, as Casas, a História e o Património - Vila de Caminha”. Num passeio de final de tarde pela Vila, a história e as estórias de Caminha são apresentadas aos visitantes e aos integrantes do grupo, percorrendo as suas ruas mais características, com visitas aos pontos de referência e monumentos, não deixando de desvendar algumas curiosidades, lendas e segredos escondidos da Bela Marinheira e do Concelho. O percurso tem aproximadamente 2 horas e o ponto de encontro é na Praça Conselheiro Silva Torres.
É de realçar que, as inscrições para qualquer um dos percursos já estão a decorrer. Os interessados deverão fazer a respetiva inscrição até dois dias antes da data de cada um dos percursos, através do email cultura@cm-caminha.pt.

Os Passeios de Jipe são outras das possibilidades destes percursos temáticos. Os passeios decorrem entre a Serra e a Costa: Passeio da Serra de Caminha e São João d’Arga e Passeio da Costa de Caminha a Vila Praia de Âncora. Mais informações através do telemóvel 925 597 203.

Outra das ofertas destes percursos são os Passeios a Cavalo, de uma hora, com as seguintes escolhas: aldeia e monte de Moledo; passeio da Costa ou Mata Nacional do Camarido e praia de Moledo. Mais informações e inscrições através do telemóvel 912 350 046.

Nos dois casos (passeios de jipe e passeios a cavalo) os interessados deverão informar-se junto da empresa Caminha 4x4 e Centro Equestre de Moledo respetivamente.