Concelho de Caminha viveu um verão com confiança e intensa atividade cultural e artística

06 Setembro 2021

O concelho de Caminha viveu um verão em pleno. Praias com grande procura e espetáculos culturais com casa cheia, sempre em cumprimento das regras sanitárias. Destaque para as Noites da Vila, Vilas People, Discos Perdidos, Caminha Rumo ao Eclipse, Noites ao Piano, 50 anos do Festival de Vilar de Mouros, em todos os casos a mostraram que Caminha continua a ser um Destino de Confiança, escolhido por muitos portugueses e estrangeiros.

À semelhança de anos anteriores a Câmara Municipal preparou um Programa Cultural Verão 2021 arrojado e com algumas novidades, adaptado às imposições da DGS. Foram dois meses de intensa atividade cultural. Todos os concertos foram gratuitos, a maioria com bilheteira esgotada nas primeiras horas.
O Programa Cultural Verão 2021 arrancou a 8 de julho, dia em que se celebrou o 97º aniversário de Vila Praia de Âncora com as Noites da Vila ao som de Neev. As Noites da Vila ainda trouxeram ainda ao Dolmén da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, Linda Martini, Capitão Fausto e Samuel Úria.

Cláudia Pascoal encerrou, no sábado, com chave de ouro o Vilas People, no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora. O Vilas People trouxe 6 concertos de qualidade ao concelho. De facto, Vitorino, Dino D’Santiago, Bárbara Bandeira, Tiago Nacarato, Paulo Baixinho e Cláudia Pascoal marcaram as noites de verão no concelho, sempre com grande adesão do público.

O Cinema voltou a integrar a programação de verão, com destaque para a programação do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, com sessões todos os fins de semana de julho e agosto; e a programação da Locus Cinemae a decorrer em Caminha, com um cartaz clubista, dirigida aos amantes de cinema.

Um dos momentos altos do Programa Cultural Verão 2021 foi a iniciativa “31 de julho …a seguir entra agosto” com Quim Barreiros, que encheu a zona circundante ao Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora.

Um dos projetos mais acarinhados pelo público foi Caminho Rumo ao Eclipse – No Caminho de Santiago com Tiago Bettencourt. Foram 6 concertos que decorreram em alguns dos locais emblemáticos por onde passa o Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa (Forte do Cão, Âncora; Forte da Lagarteira, Vila Praia de Âncora; Santo Isidoro, Moledo; Pedras Ruivas, Seixas; Ferry Boat, Caminha e Cruzeiro da Independência, Lanhelas).
O ciclo de concertos 4 Quartas de Jazz voltou a marcar as noites de verão em Moledo, Caminha e Vila Praia de Âncora. “Swing do trombone à fusão da trompete” com António Silva (Trompete), Xavier Ribeiro (Trombone), José Paulo Ribeira (Piano), Jaime Alvarez (Contrabaixo) e Paulo Pinto (Piano); “Violino até Jazz” com Jean-Philippe Passos (Violino), José Paulo Ribeira (Piano), Jaime Alvarez (Contrabaixo) e Paulo Pinto (Bateria); “Classic’on Jazz quartet feat. Big Band” com Luís Pinto (Guitarra), José Paulo Ribeira (Piano), Jaime Alvarez (Contrabaixo), Paulo Pinto (Bateria) e  Big Band: Sopros da Banda de Música de Antas; “Jazz à Vox” com Daniela Costa (Voz),  José Paulo Ribeira (Piano),  Jaime Alvarez (Contrabaixo) e  Paulo Pinto (Bateria), foram os espetáculos desta edição.

Os Discos Perdidos, outra das novidades deste verão, com o Grupo Top 5, levaram as músicas do século XX ao Largo de São Bento em Seixas; ao Parque Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora e a Dem.

Vilar de Mouros celebrou 50 anos com David Fonseca, Banda do Filme 'Variações', Rui Pregal da Cunha e Paulo Pedro Gonçalves (Live DJ set) e Bunny Kills Bunny-

O maestro António Victorino d’Almeida com Noites ao Piano encheu o Auditório António Pedro, em Moledo, e o Cineteatro dos Bombeiros em Vila Praia de Âncora.

A Feira Medieval foi também lembrada no dia 24 de julho, Dia do Foral de Caminha, com a iniciativa Caminha Medieval que incluiu a conferência “O Caminho Português da Costa - Rotas, protagonistas e evidências no concelho de Caminha” e o concerto de Música Medieval “Sons da Suévia”.

Um dos eventos mais aguardados do verão, o Artbeerfest animou Caminha de 12 a 15 de agosto. Foram muitos os que passaram pela esplanada gigante no Parque 25 de Abril, com muita música e onde, às mesas, puderam saborear a apreciada a cerveja artesanal.

A II Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeiro Minho marcou o calendário de agosto em Caminha e A Guarda.

Os percursos temáticos foram outras das possibilidades deste verão, cada vez mais com mais procura. “As Ruas, as casas, a história e o património da vila de Caminha”, “Experiências e tradições – riqueza de usos, costumes, saberes e sabores”; “Encantos e recantos do concelho – tesouros escondidos” foram os percursos que marcaram a edição de 2021.

Durante este mês de setembro há ainda muitas atividades e pontos de interesse, como exposições, cinema, espetáculos, à semelhança do que já é norma no concelho, que oferece programação cultural e de lazer durante todo o ano.