Obras do Mercado Municipal de Caminha avançam a bom ritmo

07 Dezembro 2021

A Câmara Municipal de Caminha está a construir um Mercado Municipal de raiz, cujas obras decorrem a bom ritmo. Trata-se de uma obra importante, um equipamento esperado há quatro décadas, em plena zona ribeirinha do Rio Minho. O investimento é de cerca de 600 mil euros. O vereador Rui Lages está a acompanhar a evolução dos trabalhos.

O velho edifício já foi demolido, a obra encontra-se em fase de execução da estrutura de betão armado. As infraestruturas ao nível do solo também já foram executadas.

O projeto do Mercado Municipal de Caminha é da autoria dos arquitetos Rui Rosado Correia e Tiago Sousa. Esta nova estrutura conta com 4 lojas viradas a sul, 12 bancas para venda de peixe, fruta e legumes, zonas de cargas e descargas, armazéns de frio, viveiro e outras valências. Exteriormente o novo equipamento é composto por uma série de colunatas que permitem a transparência do mercado e ao mesmo tempo proteger do sol as pessoas que trabalham no mercado.  Máquina de gelo, viveiro, câmaras frigoríficas, cortinas de vento, novas bancadas e novos expositores também estão previstos no projeto.

A obra tem financiamento comunitário, através do NORTE 2020 e dos Planos de Ação de Regeneração Urbana – PARU.

Além do valor intrínseco do equipamento, enquanto espaço comercial por excelência, o novo Mercado Municipal vai melhorar uma importante entrada da Vila de Caminha, pela zona ribeirinha, ela também a ser requalificada.