Câmara apoia em mais de 240 mil euros transporte público coletivo de passageiros

20 Janeiro 2022

A Câmara Municipal de Caminha vai continuar a assegurar as deslocações da população em transporte público coletivo, suportando uma compensação financeira às operadoras, num investimento que, este ano, ultrapassa os 240 mil euros. A proposta do Presidente da Câmara foi ontem aprovada, por unanimidade, em reunião do Executivo.

Os diversos percursos de transporte coletivo em funcionamento revelam-se essenciais para as populações de várias freguesias do concelho, mas muitos deles são pouco apetecíveis para as empresas de transportes, nomeadamente em termos económicos por não assegurarem uma rentabilidade satisfatória ou por representarem mesmo prejuízos.

A Câmara considera que as carreiras em causa são fundamentais para as populações, muitas delas sem alternativa própria, e tem assegurado esta compensação, como continuará agora a fazer.

Na reunião de ontem, entre outras propostas, foi ainda aprovada a concessão de subsídios, nomeadamente ao Sporting Club Caminhense para apoio à aquisição de embarcação e/ou equipamentos modernos e de qualidade, no montante de 65 mil euros; à Sociedade Musical Banda Lanhelense para apoio à Escola de Música João Costa e Silva no valor de 13.500 euros e à  Junta de Freguesia de Riba de Âncora para apoio na manutenção de espaços culturais, como o Forno Comunitário, o Núcleo Museológico e os Moinhos D’Apardal, e ainda atividades da freguesia, no montante de 12 mil euros.