Presidente da Câmara Municipal de Caminha clama vitória na batalha pela Serra d’Arga

02 Fevereiro 2022

Área da Serra d’Arga foi excluída do concurso de pesquisa e prospeção de lítio

A notícia pela qual tantos alto-minhotos esperavam chegou no dia de hoje: a área de Serra d’Arga foi excluída do concurso de pesquisa e prospeção de lítio em curso por todo o país. De acordo com a nota divulgada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a Avaliação Ambiental Estratégica promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia concluiu que na área da Serra d’Arga “as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração, ficando assim fora do objeto do futuro concurso. No caso da área denominada “Arga” verifica-se que, perante a sua expetável classificação como área protegida, mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar”. A mesma Avaliação Ambiental Estratégica considerou que seis dos locais identificados tem condições para que o processo avance tendo, no entanto, “ocorrido uma redução de 49% da área total inicialmente sujeita a Avaliação Ambiental” de acordo com a mesma nota.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “esta é uma notícia ansiada mas também esperada, tendo em conta o trabalho que foi feito pelos diversos municípios da Serra d’Arga e o método e racionalidade que imprimimos às nossas posições. Esta é uma vitória de todo o Alto Minho e de todo o concelho de Caminha e quero agradecer a todos por terem acreditado na liderança e na força das autarquias. Este é também um triunfo da união das pessoas com os movimentos cívicos, contra a politiquice que sempre aparece e que chegou a colocar em risco uma decisão favorável para a região, esta é uma vitória do estudo da Serra d’Arga, do trabalho científico feito ao longo dos anos e que consolidou a nossa argumentação neste momento tão importante. Mas tenho que dizer que esta decisão acontece também pela capacidade e credibilidade dos autarcas do Alto Minho que nunca viraram a cara à luta, trabalhando muitas vezes no silêncio dos gabinetes e longe do frenesim das redes sociais. Quando há unidade, há resultados. Parabéns ao povo do Alto Minh” - rematou o autarca de Caminha.
Neste momento está a ser constituída a Associação de Municípios da Serra d’Arga que junta as autarquias de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, tendo como principal intuído a valorização e divulgação da Serra d’Arga através da criação da Área Protegida com Interesse Regional. A decisão agora tornada pública dá um novo impulso ao projeto dos cinco municípios, prevendo-se novidades sobre esta matéria já nos próximos meses.