Obras da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado avançam a bom ritmo

3m1a6023
3m1a6099
3m1a6166
3m1a6037
3m1a6079
3m1a6145
14 Fevereiro 2022

“A dinâmica da empreitada esconde uma obra impressionante que honra Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha”, realça o Presidente da Câmara

As obras de construção da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado estão já bastante avançadas, tudo fazendo crer que o próximo ano letivo decorrerá em “casa nova”. Trata-se de mais um investimento avultado na área da Educação, da ordem dos dois milhões de euros, visitado há dias pelo Presidente, Miguel Alves, Vereadores da Educação e Obras Públicas e responsáveis do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF).

“A obra decorre a bom ritmo e temos a certeza que os meninos do 1º ciclo do Vale do Âncora e os alunos da AMFF vão iniciar o próximo ano letivo nestas novas instalações. A dinâmica da empreitada esconde uma obra impressionante que honra Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha. As pessoas ainda não têm boa noção daquilo que está ali a nascer, mas quando virem o resultado final, a população vai perceber o nível de cuidado e investimento que foi colocado neste investimento”, sublinhou o Presidente da Câmara.

Para Miguel Alves, sendo certo que as renovadas instalações se traduzirão numa tremenda melhoria das condições de ensino e aprendizagem, a questão arquitetónica constitui igualmente uma mais valia, contribuindo para uma nova centralidade na Vila: “vamos ter melhores condições para os nossos alunos do ensino recorrente e articulado e uma peça de arquitetura que encaixa como uma luva neste quarteirão do ensino. Educação, reabilitação urbana e reforço de Vila Praia de Âncora como terra de excelência, é sempre uma aposta ganha!”

A empreitada compreende uma grande intervenção na Escola Básica e Secundária, incluindo a construção de um novo edifício, que albergará o ensino do 1º ciclo e a Academia de Música Fernandes Fão. De acordo com o projeto, o novo edifício contempla várias salas de aula, polivalentes e específicas. Haverá também um novo acesso ao estabelecimento de ensino, a pensar nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior será igualmente renovado, sendo redesenhados os locais destinados à prática de educação física. O espaço reservado à Academia de Música Fernandes Fão contempla espaços para a parte administrativa, salas de aula, estúdio, salas de estudo individualizado e um auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas, prevendo-se uma utilização polivalente.

Entretanto, em dezembro último, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha e o Ministro de Educação assinaram um Acordo de Colaboração para a requalificação dos espaços desportivos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, onde se definem os termos e condições de execução de mais um investimento complementar que servirá o equipamento escolar sito em Vila Praia de Âncora com a construção e reabilitação do campo de jogos exteriores e dos balneários, numa empreitada de 150 mil euros que será financiada a 50% pelo Ministério da Educação.