“Dinâmicas Jovens nas Freguesias” começam sábado com encontros em Lanhelas, Seixas e Argela

09 Março 2022

Município quer ouvir opiniões e incentivar a participação, mas também partilhar informação útil para os mais novos

As “Dinâmicas Jovens nas Freguesias” começam no próximo sábado, dia 12 de março, com a realização de três encontros, em Lanhelas, Seixas e Argela. A intenção da Câmara Municipal é dialogar com os jovens, ouvir as suas opiniões, incentivar a participação, mas também divulgar programas e projetos municipais, nacionais e internacionais. No futuro, este trabalho será uma das bases de um Plano para a Juventude.

Os destinatários são essencialmente os jovens com idades compreendidas entre os 12 os 35 anos, mas toda a participação é bem-vinda e o conceito de juventude será sempre entendido de forma alargada. Importante é comparecer e participar. Estes encontros contam com a participação dos autarcas das freguesias, da Vereadora da Juventude, Sandra Fernandes, e de uma equipa de técnicos do Município.

As Dinâmicas Jovens vão realizar-se em todas as freguesias do concelho de Caminha entre 12 de março e 20 de abril. Para Sandra Fernandes, o trabalho que o Município de Caminha se propõe fazer, na área da Juventude, assenta, essencialmente, numa lógica de cocriação, coexecução e cogestão. Desse modo, as ações serão criadas com os jovens e para os jovens, com o intuito de corresponder às suas necessidades e expetativas.

“Esta camada da população, habitualmente caraterizada como irreverente, criativa, dinâmica, impulsionadora e imatura, é detentora da força mobilizadora capaz de transformar o mundo num local melhor! É com ela que queremos criar as sinergias precisas, para transformar o nosso concelho num território mais aprazível, sustentável e evoluído, onde todos se possam sentir mais realizados. O futuro depende muito das suas capacidades e das suas ações. Acreditamos que os contributos que têm para dar serão muito válidos e merecem a nossa recetividade, atenção e reconhecimento”, sublinha a Vereadora da Juventude.

“Convictos que o trabalho em parceria nos conduzirá a resultados mais proveitosos, temos desafiado diversos organismos a colaborar com a nossa autarquia, na área da Juventude. Conjuntamente, temos definido estratégias, para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações, designadamente dos mais novos. Apesar da mais-valia que estas iniciativas aportam, estamos plenamente conscientes que não podemos descurar os principais intervenientes, ou seja, os nossos jovens, que são o garante do presente e do futuro. Por isso, vamos ao seu encontro, pelas freguesias”, diz ainda a responsável.

Mas, como referimos, uma participação tão alargada quanto possível produzirá um trabalho mais rico e o desafio para a participação nestes encontros estende-se ainda aos agentes locais (dirigentes jovens, autarcas, catequistas, docentes e outros).